terça-feira, 30 de junho de 2009

Dorival Júnior deve repetir escalação contra o Bragantino

O técnico do Vasco, Dorival Júnior, deverá repetir a escalação da partida diante do Figueirense, em Florianópolis, no último sábado, diante do Bragantino. A volta de Élton após suspensão não o garantiu a vaga no time titular, bem ocupada pelo estreante Robinho e pelo improvisado Carlos Alberto. Gian e Pimpão devem estar à disposição apenas na próxima partida, contra a Ponte Preta, onde o Vasco estreará seu novo uniforme.

Com isso, o Cruzmaltino entra em campo com: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Titi, Vílson e Ramon. Amaral, Nilton, Léo Lima e Alex Teixeira. Robinho e Carlos Alberto.

O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!

domingo, 28 de junho de 2009

Dorival Júnior fica no Vasco

Fiquem absolutamente tranquilos, caros amigos vascaínos. O nosso treinador, o que nos levará à glória ao final da temporada, fica no Vasco pelo menos até o final do ano, com grandes chances de renovação para a temporada seguinte. Dorival Júnior é uma pessoa de caráter, que não se vende por R$ 20 mil mensais a mais, como se vendeu um ex-jogador do nosso clube há alguns meses. Tampouco deixaria o Vasco para ser mais um treinador que fica rodando país a fora sem se firmar num clube, como já fizeram alguns atletas cruzmaltinos, que não merecem ter seus nomes destacados neste texto. Dorival Júnior tem compromisso, tem caráter.

E talvez essa seja uma das suas principais qualidades. Passar ao grupo uma certa tranquilidade é mais do que fundamental. Tomemos o exemplo de Muricy Ramalho, grandioso comandante do futebol brasileiro, que defendia seu elenco com respostas ríspidas e usando uma frase que ao longo dos tempos viraria jargão: "Aqui é trabalho, filho.". No Vasco de Dorival a palavra também é trabalho. E como já diria a grande máxima da humanidade: "O trabalho dignifica o homem". Guardadas as devidas proporções da analogia, chegamos ao consenso de que nosso treinador é um homem digno e compromissado com aquilo que assume.

É com essa fundamentação que garanto a vocês, vascaínos com uma pulguinha atrás da orelha, oposicionistas secando para que Dorival pule da barca, para criticarem e verem o Vasco sofrer que: Dorival Júnior fica no Vasco.

Declarações de Dorival Júnior ao blog do Cosme Rímoli, do UOL, em 14/03/2009, logo depois de recusar proposta do Santos (time na mesma situação em que se encontra o Palmeiras hoje, clube que possívelmente contaria com o treinador):

Eu tive mesmo o convite para trabalhar no Santos antes do Mancini aceitar. Não quis porque eu sou uma pessoa que honra os seus compromissos. Eu não sou um aventureiro que só pensa em dinheiro. No ano passado eu estava no Coritiba e recusei 12 convites para ganhar mais. Vou seguir o meu plano de trabalho. Trato o Vasco com o respeito e a dignidade que ele merece.

Parar de trabalhar e abandonar o projeto seria a pior coisa a fazer. Prefiro acreditar no poder de superação do Vasco. Não quero sair daqui sem fazer o que me propus a fazer : disputar para ganhar o Campeonato Carioca e tirar o clube da Série B.

São essas declarações que fazem com que eu acredite ainda mais na figura de Dorival Júnior, um homem de caráter, que assume seus compromissos e os cumpre. O Palmeiras que vá atrás de outro treinador, porque: Dorival Júnior fica no Vasco!

O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!

sábado, 27 de junho de 2009

VASCO MARCA, MAS NÃO SAI DO EMPATE COM O FIGUEIRA: 1 A 1

O Vasco empatou com o Figueirense, na tarde deste sábado, em Florianópolis, por 1 a 1, e chega ao 5° empate consecutivo, o 4° na Série B. Com o jejum de pontos, o Cruzmaltino amarga agora a 6ª colocação e vê o líder Guarani abrir 9 pontos de vantagem. Acorda Vascão!

O JOGO

O jogo era do Vasco. O time entrou muito bem na partida, ligado em todas as jogadas. O Figueirense não encontrava chance para invadir a área do Gigante da Colina e também não conseguia evitar as jogadas pelo meio-de-campo com Carlos Alberto e Alex Teixeira. A zaga no primeiro tempo foi perfeita. Vílson grudou em Shwenk, Amaral segurou Rafael Coelho e Titi ficou na sobra. Nilton e Léo Lima fexavam o a retaguarda que saía em velocidade. Alex Teixeira fazia a ligação junto com os laterais e assistia Carlos Alberto e Robinho. Tudo bem encaixadinho, tudo dando certo. O jogo era do Vasco.

O gol vascaíno já estava maduro. Após boas chegadas do time nos contra-ataques e vários sustos ao gol do goleiro Wilson, aos 29 minutos, Carlos Alberto arriscou de fora da área e correu pro abraço. O camisa 19 não hesitou em chutar após ter dominado mal a bola e anotou o primeiro gol do Vasco nos últimos 5 jogos. Incrivilmente, o time continuou pressionando o Figueira. Era chance pra tudo quanto era lado. O time catarinense resistiu à pressão e levou a derrota magra para o vestiário.

No segundo tempo, o Cruzmaltino voltou com a vontade necessária para vencer. Porém, o grande número de faltas na beirada da área fez com que Roberto Fernandes chamasse o grandalhão Clodoaldo para reforçar a bola aérea do Figueira. Não deu outra. O jogador entrou iluminado e, após boa defesa de Prass, chutou para o fundo das redes e marcou o gol de empate do Figueirense. Após o gol, o Vasco perdeu o controle da partida. O Figueira esteve perto da virada, sendo impedido pela boa atuação da sólida defesa do Vasco. Aos 35 minutos, o Gigante da Colina acordou e foi para cima em busca dos três pontos. De tanto pressionar, chegou na cara do gol com Alex Teixeira, que disperdiçou. Não havia tempo para mais nada: Vasco 1, Figueirense também 1.

A vitória escapou, passou por perto... O jogo era do Vasco!

AVALIAÇÕES

#1 - Fernando Prass [7,0] - Não falhou no gol, mas saiu mal em algumas bolas aéreas.

#2 - Paulo Sérgio [7,5] - Boa partida de Paulo Sérgio, principalmente na defesa. O lateral não perdeu sequer uma dividida na retaguarda vascaína.

#13 - Titi [7,5] - Tranquilidade é o ponto forte de Titi. Quando preciso, o chutão aparece.

#28 - Vílson [7,5] - Ótima atuação de Vílson na defesa do Vasco. Não deu chance aos atacantes do Figueirense e até tentou sair jogando no desespero no segundo tempo. E desta vez, com sucesso.

#33 - Ramon [6,5] - Não encaixou seu jogo. A partida tendia ao lado direito de Paulo Sérgio e, quando solicitado, Ramon não correspondeu.

#5 - Amaral [7,5] - Firme na marcação de Rafael Coelho, segurou bem o artilheiro da Série B.

#6 - Nilton* [6,0] - Ficou devendo mais uma vez. Apesar de ter ajudado bem na marcação, não conseguiu sair jogando com qualidade.

#27 - Léo Lima [7,5] - Excelente atuação no primeiro tempo. No segundo, lamentável.

#7 - Alex Teixeira [8,0] - Ótimo jogo do garoto. Fez bem a ligação dos volantes para o ataque e até teve chances de marcar. Vem conquistando seu espaço aos pouquinhos.

#19 - Carlos Alberto** [8,0] - Além da ousadia de arriscar de fora da área para marcar o gol, mostrou personalidade ao jogar fora da posição e ainda atuar bem. Esse puxa o jogo para si.

#41 - Robinho [7,5] - Boa movimentação no ataque, além de puxar bem a marcação para os dois lados do campo, abrindo espaço para quem vem de trás. Boa estreia do 'primo pobre'.

Reservas

#46 - Ernani [7,5] - Entrou no lugar de Léo Lima e trouxe boa movientação ao meio-de-campo do Vasco. Boa atuação.

#31 - Alan Kardec [6,5] - A bola pouco chegou, mas quando veio, o atacante não soube aproveitar.

#14 - Souza [6,5] - Entrou aos 45 minutos do segundo tempo. Pouquíssimo fez.

*Decepção
**Destaque

PRÓXIMO JOGO

Vasco x Bragantino

Vasco x Bragantino - Série B
Data: 30/06/2009
Hora: 21h
Local: São Januário

Problemas: #3 Gian (lesão), #4 Fernando (voltando de lesão), #10 Jéferson (voltando de lesão), #11 Pimpão (lesão), #50 Tiago (lesão).

Voltas: #9 Élton (suspensão)

Contra o Bragantino, dever de casa. Os três pontos são mais do que obrigação. A liderança demorará mais para voltar à mão do Gigante, porém, não temos pressa. O jogo (de hoje) era do Vasco, e terça-feira também será. Cabe ao time não vacilar e utilizar as chances para matar o adversário.

Pra cima deles, Vascão... Porque:

O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Sem ataque titular, boas opções surgem

Sem o ataque titular à disposição, Dorival Júnior procura substitutos à altura de Élton e Pimpão. Sem poder escalar seus preferidos por motivos de contusão e suspensão há alguns jogos, o técnico cruzmaltino quebra a cabeça para montar o avançado vascaíno para a partida contra o Figueirense, neste sábado (27/06), em Florianópolis.

As opções de Dorival para o lugar de Élton são:

#32 Edgar
O atacante disputou 10 partidas e anotou 3 tentos em 2009. Se Dorival optar por um homem de presença de área, mais semelhante a Élton, Edgar larga na frente e pode começar jogando contra o Figueirense.




#31 Alan Kardec
Outra opção do técnico cruzmaltino seria Alan Kardec. O jovem promissor entrou 11 vezes em campo e marcou 2 gols nesta temporada. Porém, como não vem jogando nos últimos jogos, sua escalação é praticamente descartada.




#29 Willen
O recém estreante do grupo vascaíno, Willen, é o menos cotado para assumir a vaga do suspenso Élton. O garotão estreou apenas no último jogo e não parece contar com a experiência necessária para começar jogando. Porém, é uma boa opção no banco de reservas.



Já para a vaga de Pimpão, voltando de lesão, as opções são:


#7 Alex Teixeira
Após boa partida contra o Guarani e passagem pela Seleção Brasileira Sub-20, Alex Teixeira está com moral junto a Dorival Júnior. A chance pode pintar nas terras catarinenses neste sábado.



#30 Coutinho
Após boa estreia contra o Duque de Caxias, Coutinho se firmou como ótima opção para o técnico, que sofre para montar seu ataque nas últimas partidas. Disputa a vaga com Alex Teixeira.



#41 Robinho
O mais novo atacante corre por fora na luta por uma vaga no time titular. Sua chance de começar jogando existe, mas ficar como opção no banco de reservas deve ser seu destino. Se Robinho começar jogando, será a maior surpresa e terá sua maior chance de mostrar o futebol que sabe.




Dorival ainda pode surpreender e colocar Carlos Alberto no ataque, o que eu não acho boa ideia. Caso o camisa 19 fosse avançado, um meia entraria no seu lugar e aí poderia pintar a chance de Enrico ou então de Fernandinho, pupilo do técnico, que tenta convencer.

O provável time para buscar os três pontos em Florianópolis é: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Titi, Vílson e Ramon. Amaral, Nilton, Léo Lima e Carlos Alberto. Alex Teixeira e Edgar.

O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Pedrinho encontrará o Vasco pela primeira vez após 'choro do rebaixamento'

O meia Pedrinho, revelado no Vasco e um dos grandes ídolos cruzmaltinos da história do centenário clube carioca, encontrará o Cruzmaltino em campo pela primeira vez após o rebaixamento, no dia 07/12/2008, quando eternizou a imagem do choro após o decreto do descenso.

Confira o Especial Sou mais Vasco da Gama!: Pedrinho, o guerreiro cruzmaltino.

O jogo entre Figueirense e Vasco, ambos rebaixados no ano passado, é de vital importância para que o Gigante da Colina comece a recuperação no Campeonato Brasileiro da Série B. Depois do empate com o Duque de Caxias em São Januário, o time se viu pela primeira vez fora do G4 na competição e o trabalho promete ser ainda mais duro nos treinamentos no Vasco Barra durante esta semana.

Com os desfalques, o Vasco deve jogar com: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Titi, Vílson e Ramon. Amaral, Nilton, Léo Lima e Carlos Alberto. Alex Teixeira e Élton.

O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!

sábado, 20 de junho de 2009

VASCO EMPATA COM DUQUE DE CAXIAS E ESTÁ FORA DO G4: 0 A 0

O Vasco empatou com o Duque de Caxias, na noite desta sexta-feira, em São Januário, e já completa 4 partidas sem vencer na competição. Após o jogo, muitas vaias e o sentimento de frustração tomou conta da torcida cruzmaltina.

O JOGO

O primeiro tempo começou sendo jogado de forma franca. Os dois times se preocupavam em se defender, sim, mas a busca pelo ataque era constante. E a primeira grande chance foi do Vasco, com Élton, que não soube aproveitar uma falha do goleiro Vinícius, e chutou para fora. Ainda atrás da abertora do placar, a equipe vascaína atacava mas pecava muito ao errar um número excessivo de passes. Em agradecimento, o Duque de Caxias vez ou outra chegava com perigo na frente. Porém, de tanta vontade em fazer gol, vascaínos e caxienses se prcipitavam ao chutar de longa distância, quase sempre isolando a bola.

Enfim, diante de um futebol pouco vistoso, nos primeiros 45 minutos, bom mesmo só o desempenho do jovem Philipe Coutinho, que começou tímido, mas aos poucos foi se soltando, a ponto de fazer algumas boas jogadas.

De volta para a etapa complementar, o que se via em campo era um Vasco mais organizado, mas, mesmo assim, dando espaços. Tanto que logo aos dois minutos, Fernando Prass foi obrigadoa fazer grande defesa.

E se no primeiro tempo Philipe Coutinho começou acanhado, no segundo o panorama foi totalmente contrário. Aos 11 minutos, o garoto prodígio da Colina recebeu na área e chutou com categoria para boa defesa de Vinícius. Já com outra revelação em campo, o camisa 29, Willen, o Cruzmaltino era melhor na partida, mas não conseguia transformar tal superioridada em gols. E esta dificuldade em balançar as redes adversárias seguiu mesmo com um jogador a mais, já que o lateral-direito do Duque de Caxias, Oziel, fora expulso.

De qualquer forma, a vontade de marcar gols foi muita, a capacidade para fazê-los foi pouca, e o Vasco terminou novamente no zero.

AVALIAÇÕES

#1 - Fernando Prass [7,5] - Foi bem quando exigido com boas defesas.

#2 - Paulo Sérgio [7,0] - Boa opção ofensiva pela direita, sempre presente. Deu algumas brechas no primeiro tempo, mas se corrigiu.

#28 - Vílson [7,0] - Atuação boa. Com pouco trabalho atrás, adiantou a marcação.

#3 - Gian [6,5] - Teve pouco travalho até sair contundido. Deu uma furada "daquelas".

#33 - Ramon [6,5] - Tímido no primeiro tempo. Quando acordou, foi ineficaz.

#5 - Amaral [6,5] - Marcou bem, mas teve pouco trabalho.

#6 - Nilton [6,0] - Errou bastante, tanto na marcação quanto nos passes. Foi substituído no segundo tempo para a entrada de Willen.

#27 - Léo Lima [7,0] - Não foi bem, mas foi um dos que mais arriscou chutes.

#10 - Jéferson [6,0] - Começou regular e foi apenas decaindo. Parece ainda não estar em forma.

#30 - Coutinho** [7,5] - Ainda tímido no começo, surpreendeu quando se soltou. Mostrou muita qualidade.

#9 - Élton* [5,5] - Perdeu dois gols feitos e foi nulo. É o retrato da má fase do ataque cruzmaltino.

Reservas

#13 - Titi [7,0] - Entrou no segundo tempo, teve pouco trabalho, mas foi bem.

#29 - Willen [7,0] - Deu trabalho para a zaga adversária com sua correria, mas foi pouco efetivo.

#15 - Benítez [7,0] - Entrou no fim e teve pouco tempo para mostrar o que sabe. Porém, parece poder ajudar ainda.

*Decepção
**Destaque


PRÓXIMO JOGO

Figueirense x Vasco

Figueirense x Vasco - Série B
Data: 27/06/2009
Hora: 16h10
Local: Orlando Scarpelli - Florianópolis

O esquema agora é buscar a reabilitação em Florianópolis. Uma vitória na Ilha da Magia é essencial para que o Vasco comece a trilhar o seu caminho certo na competição. Os únicos problemas para a partida devem ser o zagueiro Gian e Tiago, lesionados. Fica a expectativa pelo segundo jogo do jovem Coutinho, que teve boa atuação contra o Duque de Caxias.

O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Avaliações das passagens de Faioli e Leonardo pelo Vasco

O atacante Faioli e o zagueiro Leonardo deixaram o Vasco ainda nesta semana. O primeiro jogará no Leixões, de Portugal, e o segundo seguirá de volta para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Com isso, a diretoria chega perto do que quer: um elenco com apenas 34 jogadores. Hoje, o Vasco conta com 35 atletas. A tendência é que Pedro Vera, com contrato encerrando ainda neste mês, seja o terceiro dispensado.

Seguem abaixo as avaliações dos atletas Faioli e Leonardo:

Faioli

O atacante Faioli vive um caso estranho com o Vasco, ex-detentor de seus direitos federativos. Após passagens turbulentas nos anos anteriores e empréstimos a clubes de menor expressão, o jogador ganhou novo fôlego em São Januário no jogo do rebaixamento, no dia 07/12/2008, contra o Vitória, no Caldeirão, onde o jogador entrou bem e pôs fogo na partida mesmo com o time praticamente rebaixado.

Em 2009, o atacante também passou por altos e baixos. Após começar como titular no ataque, perdeu a vaga mas continuou entrando nas partidas. Com razoáveis atuações, chegou a marcar 2 gols no Campeonato Estadual e vinha provando que poderia ajudar o Vasco na caminhada de volta à elite. Porém, o ex-camisa 29 do Cruzmaltino alega que 'a proposta do Leixões foi muito boa' e sai definitivamente do Vasco após rescindir contrato. Desta vez, pela porta da frente.

Leonardo

O zagueiro Leonardo foi uma das grandes decepções do elenco vascaíno em 2009. Depois de longas negociações e muitos elogios por parte do treinador e de torcedores, o jogador chegou e não conseguiu conquistar a vaga no lado direito da zaga vascaína. Fernando, o titular, ainda deu brecha para que Leonardo pudesse ter uma chance. E ele teve. Contra o Botafogo, na semifinal da Taça Rio, decretou seu passaporte rumo ao banco de reservas após ser expulso infantilmente, prejudicando o Vasco ainda mais na competição.

O ex-camisa 44 do elenco cruzmaltino voltará para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, time detendor de seus direitos federativos. Propostas de outros clubes brasileiros e de times de menor expressão da Europa também estão chegando. Leonardo sai reclamando da 'falta de sequência de jogos'. Só pode estar de brincadeira, né? Este sai pela porta dos fundos. "Tchau e bença, amigo!".

O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Coutinho: a solução para o problema de Dorival no ataque

O jovem jogador do Vasco Philipe Coutinho é solução para Dorival Júnior, técnico do Cruzmaltino, resolver seu problema no ataque. Sem poder escalar o ataque titular no último jogo, pela suspensão de Élton, e sem contar com Pimpão para enfrentar o Duque de Caxias nesta sexta-feira, a opção do treinador é pela jovem promessa: Coutinho.

É um jogador que se assemelha muito a Pimpão no modo de jogo. Rápido, veloz e ágil, deverá "infernizar" a vida dos zagueiros adversários. Porém, esta opção não é apenas mais uma qualquer.

Se trata da estreia de Philipe Coutinho como profissional do Vasco. O badalado jovem de 17 anos, já negociado com a Inter de Milão, da Itália, ainda não atuou como profissional pelo clube onde começou. Sua chance de garantir um bom começo de carreira como profissional depende muito do jogo da próxima sexta-feira. Coutinho tem tudo para cair nas graças da torcida cruzmaltina e ajudar a equipe no ano da volta à elite. Pelo menos é o que se espera do jovem garoto.

A camisa 30 está guardada desde o começo do ano para o jovem atleta, que conta com a força da torcida e o apoio dos cruzmaltinos em São Januário para levar o time à vitória contra o rival carioca na Série B, o Duque de Caxias.

O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 16 de junho de 2009

Exclusivo: Paulinho viaja para Itália para obter passaporte italiano

Notícia exclusiva do Sou mais Vasco da Gama!

O volante Paulinho, jogador do Vasco até o final de 2009, viajou neste sábado para a Itália em busca do seu passaporte italiano. O atleta ficará na "Bota" cerca de 10 dias e desfalcará o Cruzmaltino no amistoso contra a Seleção da Nicarágua, nesta terça-feira, no Vasco Barra. O passaporte servirá apenas como precaução tendo em vista que o jogador não deve se transferir para a Itália ainda neste ano.

Paulinho vem recebendo propostas de clubes de menor expressão da Europa frequentemente e banca sua permanência no Vasco visando melhor visibilidade no futebol brasileiro e até um futuro mais promissor nas terras do velho mundo. Clubes da Holanda, Béligca e até da Áustria teriam sondado o volante que vem recusando as propostas afim de conquistar seu espaço no time de Dorival Júnior.

O contrato de Paulinho segue até o final do ano. O Vasco já sinalizou a intenção de adquirir os direitos federativos do jogador, Campeão Brasileiro Sub-20 pelo Grêmio em 2008. Porém, o futebol é uma caixinha de surpresas e tudo pode mudar até o final da temporada.

Para que os planos do jogador deem certo, precisará mostrar vontade nos treinamentos e muita dedicação em conquistar sua vaguinha entes os 11 titulares. Afinal, Dorival Júnior já provou que com ele, que treina bem, joga.

O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Parceria Vasco-Penalty promete. Até demais.

A parceria recém firmada entre Vasco e Penalty promete. Até demais. Os valores altíssimos bem como o perdão da dívida de cerca de R$ 8,5 milhões fazem com que fiquemos com um pé atrás com relação à credibilidade da empresa. Nada mais lógico depois de termos tomado uma martelada da Champs que prometeu e não cumpriu.

Porém, a Penalty não é nenhuma Champs. Acredito eu que a nova fornecedora dará conta de fornecer os materias necessários e de pegar o valor prometido, ao contrário da antiga parceira. Porém, um pá atrás não custa nada.

O único erro pelo lado do Vasco, na minha opinião, foi ter firmado um contrato tão longo. São 5 anos de parceria e somente após o cumprimento integral do contrato a dívida será perdoada. Uma outra maneira deveria ter sido encontrada para que pudessemos rescindir caso precise. Tomara que não, porém, com a Champs, já vimos como tudo funciona. Dizem as más línguas que a Penalty exigiu tal acordo afim de evitar mais uma rescisão unilateral por parte do presidente Roberto Dinamite, que rescindira 2 contratos em menos de 6 meses: Reebok e Champs.

A parte à mais, o plus, que não precisaria, mas foi prometida, fica por conta da loja em São Januário. Promessas assim já não mais enganam os torcedores e só serão bem vistas após as obras começarem. Na promessa já vimos muitas coisas, poucas executadas. Lembram do bandeirão que a Champs ia patrocinar? Cadê? Só acredito vendo.

Torçamos então para uma boa e forte parceria entre as instituições. Uma coisa eu garanto: o uniforme é bonito. No próximo dia 20, contra o Duque de Caxias, pela Série B, o Vasco já usará produtos Penalty, mas o novo uniforme fornecido pela empresa só será apresentado no dia 15/07, daqui aproximadamente 1 mês.

O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!

sábado, 13 de junho de 2009

NA RAÇA, VASCO SEGURA GUARANI: 0 A 0

Na raça, após expulsão de Carlos Alberto ainda no primeiro tempo, o Vasco conseguiu segurar o resultado em Campinas, contra o líder Guarani. O Cruzmaltino poderia até ter saído com a vitória após uma bela exibição no segundo tempo.

O JOGO


O jogo começou truncado no meio-de-campo, com o Guarani vindo para cima na empolgação da torcida. A galera bugrina berrou como nunca incentivando seu time rumo à vitória. O Vasco soube segurar a pressão alviverde e saía para cima quando tinha oportunidade. Carlos Alberto chamou o jogo e fazia a bola girar no campo de ataque do Cruzmaltino. Caçado em campo pelos marcadores do Guarani, não reclamava das faltas que sofria. Porém, logo aos 20 minutos, após falta não marcada, foi pela primeira vez reclamar com o árbitro e tomou o cartão amarelo. O jogo continuou com o Bugre vindo para cima cada vez menos, a bola rolava mais e o jogo estava aberto. Porém, logo no fim do primeiro tempo, Carlos Alberto perdeu uma bola no ataque e voltou para reconquistar a pelota, quando simulou uma cutuvelada, caiu no chão e ao cair esbarrou no volante do Guarani, que também caiu. O árbitro não hesitou e expulsou o meia do Vasco.

A expulsão foi injusta. Carlos Alberto é caçado em campo e o árbitro que o expulsa não é cobrado, ainfal, toda a mídia justifica: "Carlos Alberto sempre faz isso!", ou "Carlos Alberto é esquentadinho!", ou então "Carlos Alberto sempre toma amarelo, é normal.". A mídia fez com que camisa 19 do Vasco se tornasse caçado em campo e marcado pelos árbitros. O juiz mandou mal na expulsão, mas isso ninguém repara, afinal: "Carlos Alberto sempre toma amarelo, é normal."

O segundo tempo começou sem trazer esperança para os torcedores cruzmaltinos. Porém, com um a menos o Vasco conseguiu se armar melhor e teve as melhores chances para matar o jogo. Alex Teixeira puxava, e bem, os contra-ataques pelo lado direito em busca de Edgar, que vinha pelo meio. A jogada deu certo e o atacante de 1,92m poderia ter anotado o primeiro tento logo no começo da segunda etapa. O Vasco soube se fechar atrás sem dar chances para o Guarani, que martelava em jogar pelo meio. Em uma única oportunidade pelo meio, o Bugre esbarrou em Fernando Prass que fez belíssima defesa após chute da intermediária.

Saindo no contra-ataque já no final do jogo, o Vasco teve todas as chances para sair com a vitória de Campinas. Nilton tentou do meio da rua e Douglas, goleiro do Guarani, impediu o gol. Ramon entrou driblando e na hora de chutar vacilou. Jéferson teve sua chance na cara do arqueiro bugrino e tentou enfeitar, chutando para fora. O próprio Alex Teixeira teve a chance de anotar se u gol quando driblou e chutou, de perna canhota, para fora. Enfim, já são 3 partidas sem marcar e as mesmas 3 partidas sem levar gols. E que venha o Duque de Caxias, rumo à liderança.

AVALIAÇÕES

#1 - Fernando Prass [8,0] - Quando exigido, correspondeu à altura. Excelente fase do goleirão.

#2 - Paulo Sérgio [7,0] - Buscou bastante o jogo principalmente quando teve mais liberdade, já no segundo tempo.

#28 - Vílson [8,0] - Ótima partida de Vílson. Seguro na marcação e sem tentar sair jogando como um louco, surpreende a cada partida.

#3 - Gian [7,5] - Também seguro na marcação, parece não dar espaço ao também bom jogador Titi.

#33 - Ramon [7,0] - Jogou bem, como Paulo Sérgio, principalmente no segundo tempo, quando foi liberado para atacar. Fora isso, vacilou ao perder algumas bolas bobas no meio-de-campo.

#5 - Amaral [7,5] - Boa partida de Amaral. No primeiro tempo, segurou o Guarani ajudando na zaga. No segundo, marcou e saiu para jogar com muita qualidade.

#6 - Nilton [7,0] - Já jogou melhor, porém, vem crescendo com relação às últimas atuações. Na minha visão, ainda tem de pegar um ritmo de jogo maior para voltar a jogar como antes.

#27 - Léo Lima* [6,0] - Apagado em campo, não ajudou quase nada no primeiro tempo. Deu lugar a Jéferson na segunda etapa.

#19 - Carlos Alberto [6,5] - Mesmo tendo sido expulso injustamente, poderia ter segurado a onda quando tomou o primeiro cartão amarelo. E não deveria ter partido com tanta vontade na recuperação da bola que originou o seu segundo amarelo e consequentemente a expulsão.

#7 - Alex Teixeira** [8,0] - Melhor atuação de Alex Teixeira em 2009. O jogador mostrou vontade e técnica de sobra mostrando que é útil ao grupo do Vasco. No segundo tempo, puxou as jogadas pela direita e driblou bonito colocando Edgar na cara do gol.

#32 - Edgar [7,0] - Perdeu o gol do jogo. A bola rolada no meio da área por Alex Teixeira deveria ter tomado rumo diferente, o gol. Fora isso, incomodou lá na frente e nada mais.

Reservas

#10 - Jéferson [7,0] - Entrou no lugar de Léo Lima. Fez melhor a posição de terceiro homem do meio-de-campo e pode recuperar a vaga nas próximas escalações.

#31 - Alan Kardec [6,5] - Entrou no lugar de Edgar, buscando fazer a mesma função do camisa 32. Não conseguiu mas ajudou na marcação ainda lá no ataque.

#14 - Souza [7,0] - Entrou para liberar mais os laterais no segundo tempo. Fez bem a marcação junto com Amaral e saiu jogando razoavelmente bem quando exigido.

**Destaque
*Decepção

PRÓXIMO JOGO

Vasco x Duque de Caxias

Vasco x Duque de Caxias - Série B
Data: 20/06/2009
Hora: 16h10
Local: São Januário

Para o "clássico", Pimpão é dúvida e Carlos Alberto estará suspenso. Isso me cheira mais uma chance a Alex Teixeira, destaque do Vasco no jogo de hoje. Vale ressaltar também a raça da equipe na recuperação das bolas no segundo tempo, quando jogava com um a menos.

O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!

Jogo contra o Guarani marcará disparada do Vasco rumo à liderança

O otimismo toma conta dos vascaínos mais pessimistas. Como bem me julgo um dos mais "pés no chão" dentre milhões de cruzmaltinos, acredito que o cheiro de vitória trará consigo realmente os três pontos para a Colina. E olha que não sou de cantar vitória antes da hora.

Para que o Vasco embarque de volta para o Rio de Janeiro de olho na liderança, Dorival Júnior escala Alex Teixeira, "a esperança é a última que morre", ao lado de Edgar, "a incógnita", para que, junto com os destaques Carlos Alberto e Ramon, possam arrancar uma vitória sobre os raivosos bugrinos.

É esperar para ver. Pra cima deles Vascão!


O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Guarani poderá ter até quatro desfalques para enfrentar o Vasco

O Guarani poderá ter até quatro desfalques para encarar o favorito na Série B, Vasco, dentro de casa. O lateral-esquerdo Andrezinho e o atacante Caíque, que disputaram todas as partidas do Bugre na Série B, estão suspensos e não jogam.

Além deles, outros dois jogadores do time 100% na competição são dúvida para o jogo: o volante Cléber Goiano e o meia Walter Minhoca sentiram pequenas lesões e ainda não sabem se jogarão.

No lado do Vasco, apenas Pimpão é dúvida. Caso o camisa 11 jogue, Edgar será o seu companheiro no ataque. Se Pimpão não estiver à disposição, Alan Kardec completará o ataque.

O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Pedro Vera e Fernandinho não devem permanecer no Vasco

O meia paraguaio Pedro Vera (foto) e o camisa 8, Fernandinho, não deverão permanecer no Vasco até o final da temporada. O primeiro tem contrato com o Cruzmaltino só até o próximo dia 30 e a renovação parece distante. Já Fernandinho, que tem contrato até o final do ano, deve ser emprestado ou dispensado.

A decisão da comissão técnica juntamente com o departamento de futebol do Vasco, na pessoa de Rodrio Caetano, decidirá um terceiro nome que deve também zarpar ainda neste mês. A intenção de Dorival Júnior é contar com 34 jogadores para a disputa da Série B.

O técnico elogiou as contratações e parece satisfeito com o elenco montado para a volta à elite. Confira um panorama simples sobre o elenco do Vasco para 2009:


O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Próximas quatro partidas definirão retomada da liderança da Série B pelo Vasco

As quatro próximas partidas do Vasco na Série B definirão a retomada da ponta da tabela pelo time cruzmaltino. O Vasco, hoje, é o 4° lugar da competição, 5 pontos atrás do líder, Guarani.

E é o mesmo o próximo adversário, fora de casa, no próximo sábado. As contas para que o Vasco chegue novamente à liderança são simples.

Jogo 1 - Guarani x Vasco - 13/06


Uma vitória neste confronto seria fundamental para a retomada da liderança em apenas 3 partidas. Afinal, o Guarani é o atual líder e segue com 5 pontos de vantagem. Um empate complicaria a conquista do topo da tabela, porém não descarta o sucesso após 4 batalhas.

Jogo 2 - Vasco x Duque de Caxias - 19/06

O "clássico" regional, que será disputado em São Januário, é de suma importância ao Vasco. Caso vença o Guarani fora de casa, arrancará em busca da liderança já nesta rodada. Porém, o time de Campinas disputa o Dérbi neste mesma rodada fazendo com que a vitória do Cruzmaltino nas próximas duas não garanta a retomada da liderança, tendo em vista que o Bugre pode vencer a Macaca dentro do Moisés Lucarelli, afinal, é clássico.

Jogo 3 - Figueirense x Vasco - 27/06

Querendou ou não, o Figueirense é um dos que disputa o acesso. E uma vitória na capital catarinense seria importantíssima e não está tão distante assim. Afinal, Portuguesa e o próprio Guarani já venceram dentro do Orlando Scarpelli e o Vasco por sua grandeza não surpreenderia se conquistasse três pontos na casa do Figueira. Este, na minha opinião, seria o jogo da retomada da liderança. Porém, para não errar, prefiro apostar no quarto e derradeiro jogo em busca do topo.

Jogo 4 - Vasco x Bragantino - 30/06

O time de Bragança Paulista não faz boa campanha e o Vasco dentro de casa tem de vencer o alvinegro paulista. Os três pontos neste jogo são fundamentais e imprescindíveis para o sucesso do Vasco rumo à retomada da liderança.

Caso não ocorra nenhum imprevisto além do comum, o blog assume a responsabilidade de "entregar" o Vasco na liderança aos seus torcedores em quatro jogos ou 22 dias.

Para que nada fuja do comum, o Vasco precisa mostrar a garra que vem tendo durante todo o ano e se desobrar cada vez mais para assumir a postura que deve, a de campeão. Com o descanso entre as partidas, creio que nosso time estará na ponta dos cascos para buscar novamente o topo da tabela e garantir, o mais cedo possível, o acesso à elite do futebol brasileiro.

Os jogadores são parte fundamentais nesta história. Porém, um outro ícone é essencial: a torcida.

O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!

sábado, 6 de junho de 2009

VASCO VACILA E EMPATA COM SÃO CAETANO EM SÃO JANUÁRIO: 0 A 0

O Vasco empatou com o São Caetano, na noite deste sábado, pela 5ª rodada da Série B, e agora já vê o líder do campeonato, Guarani, disparar com 5 pontos na frente. O São Caetano armou uma retranca e o Vasco, com seu ataque sem marcar agora há dois jogos, não conseguiu furar o bloqueio obteve o empate com gostinho de derrota.


O JOGO

Sem muito público, até mesmo pelo horário estranho da partida (21h), Vasco e São Caetano começaram o primeiro tempo com "o freio de mão puxado". A vontade de atacar até existia, mas na hora de concluir, os atacantes falhavam.

A primeira chance mais clara foi de Pimpão, aos 21 minutos, que recebeu bola quase dentro da pequena área após tabelinha com Carlos Alberto mas cabeceou para fora. Por ser mandante do jogo, o Vasco até tentava se impor mais, no entanto, a deficiência dos atacantes eram latentes. Para piorar, além de não fazer gols, Élton ainda fez uma falta grotesca que resultou em sua infantil expulsão.

De volta para a etapa complementar, com um jogador a menos e sem Dorival Júnior, expulso no intervalo, o Vasco seguia sem conseguir organizar uma jogada ofensiva e irritava a torcida. Pouco criativo no meio-de-campo, o Gigante da Colina quase sempre esbarrava na segura defesa do Azulão. A verdade é que as chances de gol eram escassas para ambas as equipes nos primeiros minutos do segundo tempo.

Porém, mesmo em desvantagem numérica, o Cruzmaltino seguiu com mais oportunidades de gol até, aproximadamente, 30 minutos. A partir daí, o São Caetano resolveu buscar o gol que traria a vitória fora de casa. Esbarrou na ótima atuação de Fernando Prass.

Aproximando-se do fim do jogo, tanto Vasco quanto São Caetano se abriram mais, buscando o resultado positivo. Entretanto, o dia realmente não era dos atacantes, mas sim dos goleiros. Fernando Prass e Luiz, do São Caetano, fizeram boas defesas e acabaram por garantir o placar em branco.

AVALIAÇÕES

#1 - Fernando Prass** [8,0] - Fez excelentes defesas. A mais espetacular em um chute de fora da área do lateral-direito Iran, do São Caetano.

#2 - Paulo Sérgio [6,5] - Procurou sempre o ataque, tentando os cruzamentos, que não surtiram efeito pelo dia ruim dos atacantes.

#28 - Vílson [6,5] - Foi bem na saída de bola. No combate, teve problemas para parar as jogadas de Luan.

#3 - Gian [7,0] - Seguro nas bolas aéreas. Foi bem também na cobertura, quando Iran avançava.

#33 - Ramon [6,0] - Desta vez, ficou mais na defensiva. Não atacou como de costume.

#5 - Amaral [6,5] - A combatividade de sempre. Cumpriu sua função à risca, mas não faz nada além disso.

#6 - Nilton [5,0] - Não tem repetido as boas atuações do início da temporada. Ainda cometeu uma falta imprudente sobre o adversário Ademir Sopa.

#27 - Léo Lima [5,5] - Disperso no início, deu bons passes depois e cresceu no jogo. Deixou Pimpão na cara do gol.

#19 - Carlos Alberto [7,5] - Sempre cérebro do meio-campo, não atuou melhor devido à forte marcação do São Caetano. Porém, esbanjou talento.

#11 - Pimpão [6,0] - Como sempre, se movimenta bem, mas precisa ser mais objetivo.

#9 - Élton* [4,0] - Lamentável atitude de Élton no lance da expulsão. Fora isso, até teve uma chance. E só.

Reservas

#16 - Mateus [5,5] - Colocado para ajudar na marcação, mas nem nesse aspecto foi notado em campo.

#46 - Ernani [6,0] - Entrou bem, com personalidade, mas não ameaçou o gol do São Caetano.

#32 - Edgar [6,5] - Entrou dando trabalho à defesa adversária. Em contrapartida, furou uma bola no fim do jogo que poderia dar a vitória ao seu time.

PRÓXIMO JOGO

Guarani x Vasco

Guarani x Vasco - Série B
Data: 13/06/2009
Hora: 16h10
Local: Brinco de Ouro da Princesa - Campinas

O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!

Na 5ª rodada da Série B, a reedição da final do Brasileirão de 2000

Em alguns minutos, o Vasco enfrentará o São Caetano, reeditando a final do Brasileirão de 2000, quando o Cruzmaltino foi melhor nos confrontos e sagrou-se tetracampeão brasileiro. O fato curioso fica por conta do alambrado de São Januário, que desabou no segundo jogo forçando um terceiro, no Maracanã.

O Vasco entra em campo com a necesidade da vitória, já que o Guarani, que bateu o Figueirense nesta sexta-feira, segue com 100% de aproveitamento e já não pode mais ser alcançado pelo Time da Colina nesta rodada.

O time provável é: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Vílson, Gian e Ramon. Amaral, Nilton, Léo Lima e Carlos Alberto. Pimpão e Élton.

Os recém contratados Ernani, Morisco e Dedé compõem o banco de reservas cruzmaltino.

O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 4 de junho de 2009

VASCO JOGA BEM, NÃO MARCA E ESTÁ FORA DA COPA DO BRASIL: 0 A 0

O Vasco só empatou com o Corinthians, na noite desta quarta-feira, no Pacaembu, por 0 a 0 e deu adeus à Copa do Brasil. O time Cruzmaltino lutou, mostrou garra, força e não desistiu da partida por um só minuto. Mereceu o resultado positivo mais do que o alvinegro paulistano, na minha opinião, mas saiu "derrotado" após duas partidas.

O JOGO

O Vasco começou bem no jogo, mesmo jogando fora de casa. Soube se impor diante do Corinthians e de sua torcida, que lotou o Pacaembu. O Time da Colina soube cadenciar o jogo no primeiro tempo e até criou chance de gol, com Élton, de cabeça. O Corinthians chegava apenas com o contragolpe cedido pelo Vasco que não mediu esforços em busca do primeiro e salvador gol. Carlos Alberto chamou o jogo para si e até conseguiu armar confusão, levando, mais uma vez, um cartão amarelo. O capitão demonstrou, da sua maneira, a vontade que o time tinha de ganhar.

E foi com essa mesma vontade que o Vasco veio para o segundo tempo sem temer a derrota e vislumbrando uma vitória dentro do estádio corintiano. A segunda etapa começou com fortes indícios de que o Cruzmaltino viria para cima, na pressão, em busca do seu golzinho. O Vasco veio com tudo, dominando o tempo inteiro. Teve chances de marcar e também de levar o gol que traria sérios problemas ao time. Porém, Fernando Prass, mais uma vez, salvou, por duas oportunidades, o Vasco de levar o tento. Na primeira após chute de Dentinho e na segunda após drible de Ronaldo, interceptado pelo goleiro cruzmaltino logo depois.

O Vasco mereceu o resultado positivo no Pacaembu, assim como o Corinthians mereceu mais do que o Cruzmaltino no Maracanã. O empate explica bem o que foi o confronto, porém, no meu coração vascaíno, o Vasco mereceu sair classificado. Ah, ainda tem o pênalti não marcado em Élton, que, sem dúvidas, poderia ter mudado todo o destino do confronto. Já passou, o juiz não assinalou e bola pra frente.

Agora é pensar na Série B, no São Caetano e na classificação à Série A de 2010. O Vasco iniciou muito bem o ano, surpreendendo a todos que esperavam um time inseguro, fraco e sem potencial. Queimou a língua dos rubro-negros de plantão nas televisões e agora prova que tem todas as chances de voltar à elite na próxima temporada.

AVALIAÇÕES

#1 - Fernando Prass [8,0] - Quando exigido foi muito bem. Seguro e firme nas defesas além de ter parado o tão assediado Ronaldo.

#2 - Paulo Sérgio [7,5] - Teve bastante espaço pela direita e aproveitou bem.

#28 - Vílson [7,5] - Seguro na marcação, não deu brechas a Ronaldo, estrela do time do Corinthians. Falha ao tentar sair jogando.

#3 - Gian [7,5] - Também muito seguro na marcação, sem comprometer. Até puxou jogadas pela esquerda auxiliando Ramon na hora do desespero.

#33 - Ramon [7,5] - Correu bastante e não se escondeu no jogo. Tentou várias jogadas pelo seu lado, algumas com sucesso outras sem.

#5 - Amaral [7,0] - Forte na marcação, não vacilou em momento algum. Boa partida.

#6 - Nilton [7,0] - Encaixou bem a saída de bola, diferentemente do último jogo. Conseguiu impor seu jeito de jogar e se mostra, mais uma vez, indispensável ao time do Vasco.

#27 - Léo Lima [7,0] - Aos poucos vem ganhando sua vaguinha no time titular do Vasco. Jéferson terá de lutar para recuperar o espaço deixado após lesão.

#19 - Carlos Alberto [7,5] - Boa partida de Carlos Alberto. Não se escondeu da responsabilidade, mostrou muita vontade e merecia ter condições de jogar todo o tempo, ajudaria bem mais.

#11 - Pimpão* [6,5] - Não teve muito êxito em suas jogadas. Bem marcado pela boa zaga corintiana, ficou excluído do jogo enquanto esteve em campo.

#9 - Élton** [8,0] - Ótima partida do nosso atacante. Saiu da área para buscar jogada, fez bem o pivô mais uma vez e teve chance de marcar o gol da vitória. Além de tudo, sofreu o pênalti não marcado por Leonardo Gaciba.

Reservas

#32 - Edgar [6,0] - Não teve chances de ajudar. A bola não chegou em seus pés.

#20 - Enrico [6,0] - Entrou, mas não entrou no jogo. Não apareceu.

#8 - Fernandinho [4,0] - Manda embora.

**Destaque *Decepção

PRÓXIMO JOGO

Vasco x São Caetano

Vasco x São Caetano - Série B
Data: 06/06/2009
Hora: 21h
Local: São Januário
Transmissão: Sportv e PFC

Bola pra frente, a Série B segue e o Vasco precisará do apoio da torcida para voltar à elite. Uma coisa está provada: time nós temos.

O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Começa semana que mudará os rumos do Vasco

Esta semana pode ser uma semana importantíssima na história do Vasco no ano de sua volta. O jogo da próxima quarta-feira é o ponto-chave de 2009 e pode selar a ida do Cruzmaltino para a final da Copa do Brasil.

Se passar, o Vasco fará, como o Corinthians em 2008, a final da competição e terá chances de se sagrar campeão da Copa mesmo disputando a Série B. O jogo de quarta-feira fará uma diferença enorme nos planos vascaínos para 2009. Caso passe, foco total na Copa do Brasil e na vaga para a competição internacional de 2010.

Por outro lado, se não passar, o desânimo não pode tomar conta e a vida segue. Ou melhor, a Série B segue, o compromisso de subir segue firme e continuará dependendo da torcida para acontecer. As esperanças são mínimas quanto a um resultado positivo no Pacaembu, porém, do Vasco não duvide nada, nunca.

O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!