sábado, 13 de junho de 2009

NA RAÇA, VASCO SEGURA GUARANI: 0 A 0

Na raça, após expulsão de Carlos Alberto ainda no primeiro tempo, o Vasco conseguiu segurar o resultado em Campinas, contra o líder Guarani. O Cruzmaltino poderia até ter saído com a vitória após uma bela exibição no segundo tempo.

O JOGO


O jogo começou truncado no meio-de-campo, com o Guarani vindo para cima na empolgação da torcida. A galera bugrina berrou como nunca incentivando seu time rumo à vitória. O Vasco soube segurar a pressão alviverde e saía para cima quando tinha oportunidade. Carlos Alberto chamou o jogo e fazia a bola girar no campo de ataque do Cruzmaltino. Caçado em campo pelos marcadores do Guarani, não reclamava das faltas que sofria. Porém, logo aos 20 minutos, após falta não marcada, foi pela primeira vez reclamar com o árbitro e tomou o cartão amarelo. O jogo continuou com o Bugre vindo para cima cada vez menos, a bola rolava mais e o jogo estava aberto. Porém, logo no fim do primeiro tempo, Carlos Alberto perdeu uma bola no ataque e voltou para reconquistar a pelota, quando simulou uma cutuvelada, caiu no chão e ao cair esbarrou no volante do Guarani, que também caiu. O árbitro não hesitou e expulsou o meia do Vasco.

A expulsão foi injusta. Carlos Alberto é caçado em campo e o árbitro que o expulsa não é cobrado, ainfal, toda a mídia justifica: "Carlos Alberto sempre faz isso!", ou "Carlos Alberto é esquentadinho!", ou então "Carlos Alberto sempre toma amarelo, é normal.". A mídia fez com que camisa 19 do Vasco se tornasse caçado em campo e marcado pelos árbitros. O juiz mandou mal na expulsão, mas isso ninguém repara, afinal: "Carlos Alberto sempre toma amarelo, é normal."

O segundo tempo começou sem trazer esperança para os torcedores cruzmaltinos. Porém, com um a menos o Vasco conseguiu se armar melhor e teve as melhores chances para matar o jogo. Alex Teixeira puxava, e bem, os contra-ataques pelo lado direito em busca de Edgar, que vinha pelo meio. A jogada deu certo e o atacante de 1,92m poderia ter anotado o primeiro tento logo no começo da segunda etapa. O Vasco soube se fechar atrás sem dar chances para o Guarani, que martelava em jogar pelo meio. Em uma única oportunidade pelo meio, o Bugre esbarrou em Fernando Prass que fez belíssima defesa após chute da intermediária.

Saindo no contra-ataque já no final do jogo, o Vasco teve todas as chances para sair com a vitória de Campinas. Nilton tentou do meio da rua e Douglas, goleiro do Guarani, impediu o gol. Ramon entrou driblando e na hora de chutar vacilou. Jéferson teve sua chance na cara do arqueiro bugrino e tentou enfeitar, chutando para fora. O próprio Alex Teixeira teve a chance de anotar se u gol quando driblou e chutou, de perna canhota, para fora. Enfim, já são 3 partidas sem marcar e as mesmas 3 partidas sem levar gols. E que venha o Duque de Caxias, rumo à liderança.

AVALIAÇÕES

#1 - Fernando Prass [8,0] - Quando exigido, correspondeu à altura. Excelente fase do goleirão.

#2 - Paulo Sérgio [7,0] - Buscou bastante o jogo principalmente quando teve mais liberdade, já no segundo tempo.

#28 - Vílson [8,0] - Ótima partida de Vílson. Seguro na marcação e sem tentar sair jogando como um louco, surpreende a cada partida.

#3 - Gian [7,5] - Também seguro na marcação, parece não dar espaço ao também bom jogador Titi.

#33 - Ramon [7,0] - Jogou bem, como Paulo Sérgio, principalmente no segundo tempo, quando foi liberado para atacar. Fora isso, vacilou ao perder algumas bolas bobas no meio-de-campo.

#5 - Amaral [7,5] - Boa partida de Amaral. No primeiro tempo, segurou o Guarani ajudando na zaga. No segundo, marcou e saiu para jogar com muita qualidade.

#6 - Nilton [7,0] - Já jogou melhor, porém, vem crescendo com relação às últimas atuações. Na minha visão, ainda tem de pegar um ritmo de jogo maior para voltar a jogar como antes.

#27 - Léo Lima* [6,0] - Apagado em campo, não ajudou quase nada no primeiro tempo. Deu lugar a Jéferson na segunda etapa.

#19 - Carlos Alberto [6,5] - Mesmo tendo sido expulso injustamente, poderia ter segurado a onda quando tomou o primeiro cartão amarelo. E não deveria ter partido com tanta vontade na recuperação da bola que originou o seu segundo amarelo e consequentemente a expulsão.

#7 - Alex Teixeira** [8,0] - Melhor atuação de Alex Teixeira em 2009. O jogador mostrou vontade e técnica de sobra mostrando que é útil ao grupo do Vasco. No segundo tempo, puxou as jogadas pela direita e driblou bonito colocando Edgar na cara do gol.

#32 - Edgar [7,0] - Perdeu o gol do jogo. A bola rolada no meio da área por Alex Teixeira deveria ter tomado rumo diferente, o gol. Fora isso, incomodou lá na frente e nada mais.

Reservas

#10 - Jéferson [7,0] - Entrou no lugar de Léo Lima. Fez melhor a posição de terceiro homem do meio-de-campo e pode recuperar a vaga nas próximas escalações.

#31 - Alan Kardec [6,5] - Entrou no lugar de Edgar, buscando fazer a mesma função do camisa 32. Não conseguiu mas ajudou na marcação ainda lá no ataque.

#14 - Souza [7,0] - Entrou para liberar mais os laterais no segundo tempo. Fez bem a marcação junto com Amaral e saiu jogando razoavelmente bem quando exigido.

**Destaque
*Decepção

PRÓXIMO JOGO

Vasco x Duque de Caxias

Vasco x Duque de Caxias - Série B
Data: 20/06/2009
Hora: 16h10
Local: São Januário

Para o "clássico", Pimpão é dúvida e Carlos Alberto estará suspenso. Isso me cheira mais uma chance a Alex Teixeira, destaque do Vasco no jogo de hoje. Vale ressaltar também a raça da equipe na recuperação das bolas no segundo tempo, quando jogava com um a menos.

O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!

2 comentários:

  1. Bela avaliação amigo, gostei muito. Mas lamento informar que parece que o Alex, o Alan e o Fágner vão se apresentar a seleção e vão desfalcar o vascao...

    ResponderExcluir
  2. Pois é Carlos. Mas este apresentação agora de Junho é curtinha. Eles se apresentam amanhã em Cuiabá-MT e já voltam no dia 19. Mas, muito bem lembrado! Alex também não deve enfrentar o Duque bem como Kardec e Fagner.

    Um abraço!

    ResponderExcluir