sábado, 28 de fevereiro de 2009
Vasco enfrenta o CFZ em jogo-treino neste sábado às 9h
O Vasco deve jogar com: Tiago, Fagner, Fernando, Titi e Ramon. Amaral, Nilton, Jéferson e Carlos Alberto. Rodrigo Pimpão e Élton.
Saudações Vascaínas!
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
ESPECIAL: VALDIR 'BIGODE': CERTEZA DE GOLS
O COMEÇO
O Bigode chegou no Vasco em 1989, com apenas 17 anos, quando começou a se destacar no juvenil do cruzmaltino. Logo na sua chegada mostrou que poderia se tornar um ídolo de um dos maiores clubes de futebol do mundo ao ser campeão da então Taça São Paulo de Futebol Junior, além de se consagrar o artilheiro da competição e ser considerado o melhor jogador.
O destino de Valdir já estava traçado após essa conquista. Ainda em 1992 foi lançado aos profissionais ao lado do ídolo Roberto Dinamite e do também promissor Edmundo, onde foi campeão estadual invicto pelo Vasco.
No ano seguinte, em 1993, tornou-se Bicampeão Estadual e foi o artilheiro do campeonato com 19 gols, jogando como segundo atacante e fazendo uso de sua velocidade e forte finalização.
Em 1994, Valdir eternizou o seu nome na história do Vasco ao conquistar o Tricampeonato Estadual, fazendo parceria com Jardel e Dener, que viria a falecer antes mesmo de ver o Vasco campeão. Surgia um novo ídolo na Colina.

CARREIRA
1995-1996 - Valdir Bigode saiu do Vasco negociado com o São Paulo onde, apesar de ter se tornado artilheiro do Paulista de 1996, não conseguiu se firmar.
1997 - O time paulista negociou o atacante por empréstimo com o Benfica, onde, também, não conseguiu se firmar alegando a não adaptação ao futebol europeu. Parecia saber que o seu lugar era com a cruz de malta no peito.

1997-1999 – Voltando de empréstimo do Benfica, o atacante foi negociado com o Atlético-MG, onde conseguiu marcar muitos gols e marcou sua passagem com a parceria com Marques.
1999 – Apesar de ter se dado bem no Galo, Valdir Bigode foi para o Botafogo onde passou apagado, sem brilho.
2000-2001 – Com uma passagem pelo estelar time do Santos em 2000, onde não se firmou, Valdir se viu obrigado a voltar para onde teria jogado um bom futebol, o Atlético-MG, com a vontade de resgatar seu prestígio.
2002 – Em 2002, o artilheiro do bigode voltou à sua casa, São Januário, com status de ídolo e provou-o, marcando duas vezes logo na estreia, contra a Portuguesa, em São Januário: 2 a 0.
2003 – Em 2003, Valdir se consagrava Tetracampeão Estadual pelo Vasco. Junto com Marcelinho Carioca, Léo Lima e companhia, levara o Gigante ao êxito maior do futebol do estado do Rio de Janeiro.



2004 – Valdir Bigode começou 2004 com o pé direito, se sagrando, pela segunda vez, o artilheiro do Estadual com 14 gols. Neste mesmo ano, Valdir sairia do Vasco rumo aos Emirados Árabes Unidos. A despedida do jogador foi na derrota para o São Caetano em São Januário. A saída foi marcada pelo desgaste com o então técnico do Vasco Geninho. Na coletiva de despedida, Valdir Bigode não conteve a emoção e chorou em público, demonstrando seu amor pelo Time da Colina.

Desde então, entre propostas e projetos, Valdir não parou e nem está jogando. Está parcialmente aposentado.
CURIOSIDADES
O bigode
Perguntado sobre o tradicional bigode, Valdir responde:
- É pessoal mesmo, sempre gostei, não foi com o objetivo de marketing. Enquanto eu me sentir bem com ele vou deixando
Artilharias
Em 2004 Valdir foi o maior artilheiro do Vasco no ano. Na ocasião, o clube terminou o ano com 100 gols sendo 23 do artilheiro do bigode marcados em 46 jogos.
Valdir (1993/2004) é o 3° maior artilheiro do Vasco em Estaduais, junto com Russinho (1929/1931) e a Ademir Menezes (1949/1950), ficando atrás apenas de Roberto Dinamite (1978/1981/1985) e Romário (1986/1987/2000), ambos com 3 artilharias.
Valdir é também o último artilheiro apresentado pelo Vasco. Nenhum jogador revelado após 1992, conseguiu a artilharia Estadual com a camisa do clube.

Bandeirão
Em 2008, Valdir Bigode foi homenageado pela torcida Guerreiros do Almirante com um bandeirão estampando seu rosto e com seu nome logo abaixo. A bandeira é presença certa nos jogos do Vasco em São Januário.
Valdir fala sobre a homenagem:
- Fiquei muito feliz e emocionado. Por isso, resolvi tirar uma foto para mandar fazer um quadro e colocar lá em casa.

No primeiro jogo, o primeiro gol
Logo no primeiro jogo com a camisa do Cruzmaltino, Valdir já anotou seu primeiro gol, no dia 01/05/1992, contra o Dom Bosco-MT, quando o Vasco vencera por 3 a 0.
Chuteira
Valdir usou a chuteira de n° 40 durante toda a sua carreira. A diferença das marcas das chuteiras pode definir a diferença na numeração, mas para Valdir, a número 40 ‘sempre servia’.
Fluminense
O principal rival de Valdir Bigode era o Fluminense. De 135 gols marcados com a camisa cruzmaltina, 15 foram em cima do rival das Laranjeiras.

ESTATÍSTICA
Valdir disputou 267 jogos com a camisa do Vasco, marcando 135 gols obtendo uma média aproximada de 0,5 gol por jogo. Das 267 partidas, foram 138 vitórias, 66 empates e 63 derrotas.
FICHA TÉCNICA
Nome: Valdir de Moraes Filho
Nascimento: 15/03/1972
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Altura: 1,80 m
Peso: 79 kg
Clubes:
1992 a 1996 - VASCO
1996 a 1997 - São Paulo
1997 - Benfica-POR
1997 a 1999 - Atlético-MG
1999 - Botafogo-RJ
2000 - Atlético-MG
2000 - Santos-SP
2001 - Atlético-MG
2002 a 2004 - VASCO
2004 - Al Nars-EAU
Títulos:
1992 - Copa São Paulo Júnior - VASCO
1992 - Campeonato Carioca - VASCO
1993 - Campeonato Carioca - VASCO
1994 - Campeonato Carioca - VASCO
1997 - Copa Conmebol - Atlético
2003 - Campeonato Carioca – VASCO
Esta homenagem, por mais que não seja lida por ninguém, foi feita com muito carinho para um dos ídolos do futebol do Club de Regatas Vasco da Gama.

“O Vasco é um clube completamente diferente para mim. O Vasco me acolheu, me vestiu, me deu alimentação, me pagou. Ali é a minha casa e quando eu voltar daqui a 20 anos, vai continuar sendo a minha casa. Tudo que eu passei lá dentro foi muito bom, muito importante.”
“Sou um vascaíno, sempre fui e sempre serei. Nas vitórias e nas derrotas. Nos momentos bons e ruins. Tenho amor e carinho pelo clube... É como um amor de pai e filho, marido e mulher. Nunca termina. Você pode ficar longe, mas ainda sente. Sou profissional do futebol, mas tenho um carinho muito grande pelo Vasco. E sempre senti que o torcedor gosta muito de mim.”
Salve Valdir Bigode!
Saudações Vascaínas!
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Há um mês o Vasco não sabe o que é derrota
Foram 7 jogos neste tempo, sendo as vitórias contra Tigres do Brasil (4x0), Duque de Caxias (3x1), Resende (3x1), Madureira (3x0) e Flamengo-PI (4x1), pela Copa do Brasil. Além dos êxitos, o Gigante da Colina empatou duas vezes, com Fluminense e Cabofriense, ambos por 0x0.
O trabalho feito por Dorival Júnior desde o dia em que assumiu o Vasco (05/01), tem sido 'impecável', como classifica Roberto Dinamite, e vem sendo reconhecido por todos da diretoria bem como pelos torcedores. O medo dessas horas boas é que tudo isso possa 'subir para a cabeça' e tirar o foco do Cruzmaltino. Porém, nosso comandante segue firme e forte com sua conduta 'pés no chão' e continua apoiando a filosofia de Muricy Ramalho, a de que sempre temos alguma coisa para arrumar. Tomara que continuemos assim.
Os cartolas cruzmaltinos comentaram sobre o trabalho de Dorival Júnior.
- Hoje temos um grupo de jogadores que sabem respeitar seu treinador e que enxergam um grande líder quando olham para ele. O Vasco, desde o início do ano, está trabalhando em tempo integral, com muito empenho e muita dedicação de todos. Isso porque os jogadores confiam no que o Dorival fala. Não tenho a menor dúvida de que acertamos muito nesta escolha. - disse o vice-presidente de futebol do Vasco, José Hamilton Mandarino.
Rodrigo Caetano, gerente de futebol do Vasco, afirma que o êxito de Dorival Júnior não é surpresa para ele.
- Conheço o trabalho do Dorival Júnior desde o sul do Brasil e por isso para mim não é nenhuma surpresa o que ele vem realizando no Vasco. Não esperava nenhuma outra situação. Basta olhar o vitorioso trabalho que ele realizou pelos clubes que passou, como Cruzeiro e Coritiba. - disse Caetano.
O que conseguiu expremer em uma só palavra o trabalho do comandante vascaíno foi o presidente Dinamite.
- O Dorival Júnior é um profissional correto e para mim foi uma grande satisfação saber que acertamos na escolha do treinador. O trabalho que vem sendo realizado dentro de campo é impecável. Sabíamos da necessidade de acertarmos nesta escolha num ano tão importante como esse para a história do clube - afirmou o ídolo.
Está tudo a mil maravilhas. Torçamos para que, na parte financeira, tudo possa correr bem e que os salários não atrasem, porque, como aconteceu no Urubu, a crise pode chegar se o dinheiro não vier antes.
Nestlé
Segundo informações do O Dia Online e da Rádio Brasil, o Vasco negocia com a empresa um patrocínio 'provisório' enquanto o acerto com a Eletrobrás não está encaminhado. A dúvida fica por conta do lugar do anúncio da Nestlé na camisa cruzmaltina. Dizem que uma oferta maior que a da Habib's pode tirar a logo da empresa de esfihas da parada. É esperar para ver.
Reinaldo e Paulinho, do Grêmio
Carlos Alberto Lancetta decretou: o grupo está fechado para o Estadual. As especulações de que Paulinho estaria a caminho de São Januário e de que o interesse em Reinaldo realmente existisse podem ter uma pitada de malandragem. É assim que vive o futebol. Porém, não foi descartado pelo cartola a vinda dos atletas para o elenco cruzmaltino, mas, com uma ressalva: só depois do Estadual.
Leu? Comente, sua opinião é importante. Participe também da enquete do Sou mais Vasco da Gama! porque:
O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!
Saudações Vascaínas!
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Paulo Sérgio promete mais gols: 'Esse foi o primeiro de muitos que virão'
- No futebol temos que trabalhar dia a dia. Tenho preferência para bater com o pé direito e antes daquela partida o goleiro Tiago tinha comentado comigo que eu iria marcar um gol. No momento do lance, eu fiquei muito confiante, pedi para bater e acabei sendo presenteado pelo trabalho que vinha fazendo, já que sempre treino cobranças de falta. É assim que tem que ser feito. Treinamento e repetição. A torcida pode esperar. Esse foi o primeiro gol de muitos que virão - afirmou o atleta.
Paulo Sérgio ainda falou sobre a derrota na estreia da Taça Guanabara, repudiando o clima de 'já ganhou' na próxima estreia, contra o Friburguense, em São Januário, pela Taça Rio.
- Nossa derrota na partida contra o Americano serve de alerta para não acontecer de novo. Serve de exemplo, para que o grupo entre em campo cem por cento. Fizemos um bom primeiro turno e temos o objetivo de chegar à final do Carioca – disse o lateral.
Torçamos para que Paulo Sérgio consiga reverter o quadro dos últimos anos, que aponta para a falta de bons batedores em São Januário.
Leu? Comente, sua opinião é importante. Participe também da enquete do Sou mais Vasco da Gama! Porque:
O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!
Saudações Vascaínas!
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
Dinamite acorda do sonho encantado: 'Chega de ser bonzinho demais'
Dinamite teve que aprender pelo mal. Após ser "apunhalado" por Coelho, que se desligou do clube alegando contradição nas promessas do MUV e colocando a presidência em cheque, o ex-bonzinho ainda teve de engolir o Fluminense que, hora lutava contra o Vasco nos tribunais, hora pedia emprestado nosso estádio para poder jogar.
- Emprestamos São Januário para o Fluminense enfrentar o Tigres e eles usaram o nosso vestiário principal. Ganhamos ingratidão como agradecimento. Chega de ser bonzinho demais. Não vou mais admitir que o Vasco seja desrespeitado por ninguém - afirmou o ex-jogador.
Dinamite ainda acusa o Tricolor das Laranjeiras de aliciamento, se referindo ao caso de Leandro Amaral e do goleiro Rafael.
- Desde que assumi a presidência do clube, é uma atitude contra o Vasco atrás da outra. Eles já votaram contra a nossa pretensão de presidir o Clube dos 13 e aliciaram o Leandro Amaral e o goleiro Rafael - reclamou o dirigente.
Estava mais do que na hora de acordar do sonho e olhar para a realidade. E esta, não é das melhores. Os salários provavelmente atrasarão devido à demora do fechamento do acordo com a Eletrobrás. Esperemos a posição do time ao não receber o ordenado no final do mês. Os funcionários já mostraram as caras: protestaram.
Dentro de campo
Dentro de campo o Vasco terá 11 dias para se preparar para a estreia na Taça Rio, no próximo dia 07/03, contra o Friburguense em São Januário.
Dorival aponta para mudanças na equipe visando chances para os contratados que ainda não jogaram. São eles Fágner, que vem treinando muito bem, e Leonardo, que chegou com status de titular e deverá provar a condição.
Léo Lima volta de lesão e Alan Kardec estará à disposição para a próxima partida. Fernandinho e Gian deverão receber atenção especial, bem como o recém chegado Leonardo.
Confio no Dorival e na sua equipe, chegaremos longe!
Leu? Comente, sua opinião é importante. Participe também da enquete do Sou mais Vasco da Gama! Porque:
O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!
Saudações Vascaínas!
sábado, 21 de fevereiro de 2009
O Vasco é um time equilibrado no ataque
Foram 8 gols de bola parada, e 50% desses gols teve origem dos pés de Paulo Sérgio, sendo três assistências para o volante Nilton e um gol de falta. Além desses, tivemos 3 pênaltis, convertidos por Carlos Alberto [2] e Tiago.
Depois da bola parada, a principal fonte de gols do cruzmaltino é a jogada pelo centro. Foram 4 gols originados do meio.
Pela esquerda e pela direita o número de gols é o mesmo: 3. As jogadas laterais mostram que nossos laterais em 2009 são dignos de vestirem o manto. Paulo Sérgio e Ramon não deixam dúvidas de que são titulares absolutos, deixando Fagner, Fernando Galhardo e Edu Pina no banco inquestionavelmente. O número igual de gols pela direita e pela esquerda mostra o equilíbrio do Vasco em 2009, torçamos para que este chegue até o fim do ano.

Já que o assunto é gol, relacionemos a lista de artilheiros do Vasco em 2009:
[3 gols] - Carlos Alberto, Élton e Nílton
[2 gols] - Rodrigo Pimpão, Jéferson e Faioli
[1 gol] - Tiago, Titi, Paulo Sérgio

Que venha a Taça Rio, o Ceará ou o Central (na Copa do Brasil), porque:
O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!
Saudações Vascaínas!
Deu 'zebra' no Carioca: Resende finalista
Depois de não usarem o bom senso e colocarem os melhores na semi-finais, terão uma final de Taça Guanabara com menos brilho, tendo muito menos gente no estádio do que se fosse um clássico.
Perde o Campeonato Estadual, perde o torcedor, perdeu o Vasco.
O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!
Saudações Vascaínas!
'Caso Jéferson' perto do fim
- O Vasco está praticamente fora da Taça Guanabara - disse Dinamite.
A decisão foi a melhor, não se arriscou a comprometer uma temporada inteira por alguns pontos no primeiro turno, sendo que o Vasco pode, técnicamente, conquistar a vaga para as semi-finais da Taça Rio sem muitos empecilhos. O único, seria a enorme vontade da TV Globo em ter uma final entra Flamengo x Fluminense, criando todo um lobby em cima da final.
Mas, quem conhece o Vasco, sabe que é nessas horas que a gente cresce, porque:
O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!
Saudações Vascaínas!
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
Reviravoltas no 'Caso Jéferson'
Primeiro, o STJD negou o pedido do Vasco e adiou o julgamento para após as semi-finais, dizendo nas entrelinhas: "Vamos seguir o campeonato, o Vasco que se ferre!".
Depois disso, o Ministério Público, através do TRT/DF, de Brasília, mandou uma nota pedindo ao TJD/RJ que devolvesse os pontos para o Vasco, causando a maior reviravolta da noite. Se o Vasco atendesse ao pedido do TJD/RJ, poderia ser enquadrado no artigo 231 do CBJD, que diz que um clube não pode recorrer à Justiça Comum antes de esgotar as intâncias na Justiça Desportiva, sob pena de exclusão do campeonato e multa de R$ 50 à 500 mil. Além disso tudo, o Vasco correria sério risco de ser extinguido dos campeonatos da CBF, tendo em vista que a mesma seria punida pela Fifa por ter aceitado um resultado da Justiça Comum antes de ter esgotado as instâncias da Desportiva.
Já há poucos minutos, o Blog Ancelmo Gois, do O Globo Online, adiantou:
"O Vasco vai dar entrada hoje com pedido de desistência de todos os recursos em relação à perda de seis pontos pela escalação de um jogador em situação irregular no campeonato carioca. O clube reconhecerá que a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio é o único competente para apreciar questões relativas a competição. O pedido será aceito pelo presidente do TJD. Antonio Vanderler de Lima. Assim, estão mais do que confirmadas as semi-finais entre Flamengo e Resende e Botafogo e Fluminense."
A reunião da diretoria está marcada para as 8h desta sexta-feira, logo após a decisão ser tomada nas internas de São Januário, o Vasco se pronunciará oficialmente sobre o caso.
O que seria melhor? Ser extinto das competições da CBF além do Estadual, ou baixar a cabeça e tentar sair impune desta história?
Cabe a você, vascaíno, optar.
Afinal de contas,
O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!
Saudações Vascaínas
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Vasco goleia o Flamengo-PI e evita jogo da volta: 4 a 1
O time jogou um bom primeiro tempo, marcando dois e gols e mostrando que queria voltar do Piaui com a classificação assegurada. Com um golaço de Jéferson e outra pintura de Élton, ambos ex-Santo André, o Vasco venceu o primeiro tempo por 2 a 1.
No segundo tempo, a partida começou a ganhar ares de briga, com o cartão amarelo de Carlos Alberto e logo em seguida, com a entrada forte para cima de Nilton. Os ânimos foram acalmados e o Vasco mostrou sua superioridade: 4 a 1, com mais um de Élton e com um golaço de falta de Paulo Sérgio.
Avaliações:
#50 - Tiago [7,0] - Não foi muito exigido.
#2 - Paulo Sérgio [8,0] - Jogou bem e marcou um golaço de falta, mostrando personalidade ao pedir a bola no meio de "meia dúzia".
#4 - Fernando [7,0] - Mostrou que pode ser titular do Vasco.
#13 - Titi [7,5] - Mostrou que pode ser titular do Vasco.
#33 - Ramon [8,0] - Muito procurado na ala esquerda, jogou bem demais deixando mais um lateral-direito na lista da saudade.
#5 - Amaral [7,5] - Vem calando a boca dos corneteiros. Foi capitão quando Carlos Alberto foi substituido.
#6 - Nilton [7,0] - Não apareceu tanto quanto nos últimos jogos, talvez por não ter sido exigido. Porém, saiu para jogar e mostrou desenvoltura nos lançamentos.
#10 - Jéferson [8,0] - Enfim, seu chute encaixou. E que golaço! Vem crescendo nosso camisa 10.
#19 - Carlos Alberto [7,5] - Não fosse o cartão amarelo, teria saído sem ter sido notado. Pelo menos procurou o jogo o tempo todo, não se omitiu.
#11 - Pimpão** [6,5] - Só correu, perdeu um gol no começo e deu um chute na trave. Sua forte movimentação às vezes não ajuda. Ainda boto fé nele.
#9 - Élton* [8,5] - Com dois golaços e ótima movimentação, dificilmente sai do time titular.
Reservas
#7 - Alex Teixeira [7,0] - Não se omitiu mas não teve tempo para engrenar. Razoável.
#29 - Faioli [7,0] - Tentou uma jogada, sem sucesso, pelo lado direito. Razoável.
#16 - Mateus [7,0] - Atuou na posição de origem, porém, por pouco tempo. Manteve o fôlego na marcação do Vasco no meio-campo. Razoável.
**Destaque
*Decepção
Próxima partida
Campeonato Estadual - Taça Rio
Jogo: Vasco x Friburguense
Local: São Januário
Data: 07 ou 08/03 - Sábado ou Domingo
Hora:*
*O horário, bem como o dia do jogo, não foram definidos.
Problemas
#3 - Gian - Machucado
#27 - Léo Lima - Voltando de lesão
Que venha o Ceará ou o Central, porque:
O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!
Saudações Vascaínas!
ESPECIAL: ENTENDA O 'CASO JÉFERSON'
Com interesse no caso, o Fluminense, que tinha, até então, apenas 5 pontos na competição e lutava com chances remotas pela classificação, colocou em campo seu time jurídico e goleou o Vasco nos tribunais.
Por que o Vasco foi punido?
O meio-campo Jéferson tinha um vínculo empregatício com o Brasiliense, onde atuou no passado. Por falta do recebimento dos salários e sem receber o FGTS (Fundo de garantia por tempo de serviço), o atleta pediu desligamento, transferindo-se para o Santo André, onde atuou até 2008. O Brasiliense, assumindo a culpa do não pagamento dos salários e do FGTS, não recorreu e 'cedeu' a liminar a Jéferson. Quando o mesmo se transferiu para o Vasco, o time de Brasília, provavelmente, viu nele a chance de ganhar dinheiro. Com o jogador valorizado e jogando em um grande clube, poderiam requerer a liminar cedida ao jogador e ter em mãos a posse do passe do atleta. No dia 23/01, uma sexta-feira véspera da estreia do Vasco no Estadual, o Brasiliense conseguiu uma liminar rompendo todo vínculo que Jéferson poderia ter, seja ele com o Vasco ou com o Santo André, tirando, pelo ponto de vista da Ferj, a condição de jogo do atleta. A Federação retirou a condição de jogo de Jéferson através da exclusão do seu nome no Bira (Boletim de registro de atletas), contrariando a CBF, que manteve o nome do jogador e com as suas devidas condições de jogo no BID (Boletim da CBF). A CBF alegou que tinha recebido apenas um fax, o mesmo que teria sido enviado à Ferj, dizendo que o vínculo de Jéferson com o Vasco estava previamente suspenso. A Confederação Brasileira de Futebol manteve a condição de jogo do jogador tendo em vista que um fax não é um documento legal, apenas legítimo, contrariando a Ferj.
Jéferson foi para campo amparado por uma liminar conquistada na Justiça comum, não na Justiça desportiva, pelo assessor jurídico do Vasco Luiz Américo, aquele do R$ 55 mil por mês. É aí que mora o perigo, é aí que sentimos saudades de Eurico. Quando iam ler para entender, o cartola já jogava as cartas na mesa e esclarecia tudo.
Como o nome do jogador não constava no Bira, ele não estava apto a jogar, como diz a lei e como deve ser cumprida. Todos, menos nosso assessor, sabiam que o Vasco estava errado. O que imperava em São Januário era a esperança de o bom senso existir, afinal, o jogo não rendera nada ao Vasco e sim prejuízo. O time correu atrás e conseguiu a classificação dentro de campo. A chance era de contar com uma forte influência nos bastidores do tribunal para que o Vasco saísse limpo dessa. Não aconteceu. Resultado: 4 votos a 1 contra o Vasco, que estava punido com a perde de 6 pontos na Taça Guanabara e com a multa de R$ 5 mil.
O Time da Colina entrou com recurso que foi julgado nesta terça-feira e que comprovou a coerência da Ferj ao manter o resultado, baseada na lei do CBJD, que explicitamente dizia que o jogador só teria condição de jogo com o nome no Bira, e não com o aval do presidente da Federação, Rubens Lopes, que momentos antes do jogo teria considerado a situação de Jéferson regular. Com 7 votos contra e 1 a favor, o Vasco estava eliminado da Taça Guanabara 2009.
Lucro ou prejuízo?
O que esta punição rendeu ao Vasco, juridicamente? Lucro ou prejuízo? Ao meu ver, lucro. Por que? O artigo 231 do CBJD é claro ao mencionar:
"Art. 231 – Pleitear, antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, matéria referente à disciplina e competições perante o Poder Judiciário, ou beneficiar-se de medidas obtidas pelos mesmos meios por terceiro.
PENA: exclusão do campeonato ou torneio que estiver disputando e multa de R$ 50 mil a R$ 500 mil."
No caso em questão, o cruzmaltino enviou mandado de segurança pleiteando liminar que desse condição de jogo ao atleta, indo contra os princípios que regem a Justiça Desportiva, como podemos ver no artigo 217 da Constituição de 1988:
"Art. 217. É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada um, observados:
1º - O Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da Justiça Desportiva, regulada em lei."
Caso algum clube consiga uma decisão da Justiça comum que agrida as leis previstas no CBDJ e do artigo 217 da Constituição e insista em fazer com que esta seja mantida, poderá ser inclusive desfiliado e ser impedido de participar de competições da FIFA.
Olha só o tamanho do problema em ter escalado Jéferson irregularmente e ter recorrido à Justiça comum antes de esgotar-se as instâncias da Justiça desportiva. Valeu a pena?
Apesar de tudo isso,
O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!
Saudações Vascaínas!
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Vasco perde mais uma vez no TJD e chance de reaver pontos é mínima
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Delegação cruzmaltina é recebida com festa em Teresina
O time que entra em campo depende do julgamento de logo mais, às 18h, quando teremos o resultado provisório do julgamento do 'Caso Jéferson'. Caso os pontos sejam devolvidos, a tendência é que o time entre mesclado, com alguns poucos considerados titulares. Se o Vasco não reaver os pontos, provavelmente Dorival Júnior escalará o time que vem jogando.
Boa sorte para nossos advogados!
Confira fotos da chegada do Vasco em Teresina:






Confira o vídeo da chegada do Vasco em Teresina:
O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!
Saudações Vascaínas!
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Dorival Júnior quebra a cabeça: poupar para o Carioca ou não?

Com isso, o comandante da nau da cruz de malta em 2009 não sabe se poupa os jogadores para a semi-final, diante do Botafogo, ou se usa a equipe titular já contra o Flamengo-PI nesta quarta-feira. Uma coisa é certa, a "convocação" feita pelo técnico nesta segunda-feira aponta para o uso do time titular contra o rival do Piauí.
Um resultado com dois gols de vantagem elimina o jogo de volta. Este placar pode acontecer naturalmente, basta o Vasco jogar como vem jogando.
Caso Jéferson
Amanhã é o dia que definirá o futuro do Vasco na Taça Guanabara 2009. Nove auditores votarão a terão em mãos a chance de absolver o Time da Colina da punição de 6 pontos, o que é o mais provável.
- Os caras ganharam dentro de campo e agora vão tirar os pontos no tapetão? Dá logo os pontos para eles e vamos jogar o Fla-Flu. Pronto, resolvido - disse o técnico do Urubu.
O negócio é torcer. Mas não esqueça, pro Vasco, nada pode ser fácil, tranquilo, tudo é conquistado na raça e na dificuldade, vide momentos inesquecíveis passados pelo cruzmaltino nos seus 110 anos de existência.
Qualquer que seja o resultado,
O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!
Saudações Vascaínas!
Vasco faz a sua parte no campo e agora espera o TJD: 3 a 0 no Madureira

O jogo começou movimentado com um ótimo início de partida do Vasco. Aos poucos, como é normal, a partida foi esfriando e junto com a força do rendimento físico, caiu a técnica. Porém, o Vasco provou que merece estar entre os quatro melhores da Taça Guanabara. Com ótimas atuações individuais e algumas coletivas, o Madureira assistiu, na maioria do tempo, o Vasco jogar.
Porém, a preocupação dos vascaínos não era com esse jogo. O que nos dá um gostinho azedo para a classificação é o recurso do 'Caso Jéferson', que será julgado nesta terça-feira. Com ele a nosso favor, classificação garantida. Ao contrário, eliminação.
Avaliações
#50 - Tiago [7,0] - Deu segurança ao time e não comprometeu. Saiu bem nas bolas cruzadas na área e não deu rebote em chutes fortes.
#2 - Paulo Sérgio [7,0] - Jogou bem mais uma vez e vem subindo de produção. É uma surpresa, afinal, a idade não ajuda muito.
#4 - Fernando [7,0] - Não comprometeu a zaga. Saiu bem para marcar e até desarmou.
#13 - Titi [7,0] - Não apareceu, não comprometeu.
#33 - Ramon [8,0] - Jogou muito bem denovo e merece o incentivo da torcida. Há tempo não vejo um lateral-esquerdo à altura do Vasco.
#5 - Amaral* [6,0] - Errou poucos passes mas marcou bem. Razoável.
#6 - Nilton** [8,5] - Desarmou, armou, correu, lutou. Joga demais nosso camisa 6.
#10 - Jéferson [7,0] - Primeira partida em que atua bem. Passou bem, chutou boas bolas e marcou um golaço.
#19 - Carlos Alberto [7,5] - Vem calando a boca dos críticos (eu). Tem lutado muito e é o legítimo capitão da equipe.
#7 - Alex Teixeira [6,5] - O Alex precisa aprender muita coisa. Chutar é uma delas. Com o tempo esse menino vai dar bom, acredite.
#11 - Rodrigo Pimpão [7,0] - Apesar de ter perdido um gol feito, não vejo motivo para tantas críticas em cima dele. É um jogador que tem muita movimentação nos arredores da área, e para quem não sabe, isso faz com que a defesa se perca abrindo espaço para quem vem de trás, como foi no gol do Jéferson.
Reservas
#9 - Élton [7,5] - Entrou muito bem denovo, merece a vaga de titular. Marcou seu primeiro gol com a camisa cruzmaltina.
#16 - Mateus [7,0] - Mostrou que pode ser útil na hora de improvisar. Provocou a expulsão do atleta do Madureira.
#20 - Enrico [7,0] - Dorival vem colocando Enrico para dar ritmo de jogo, como foi hoje.
**Destaque
*Decepção
Próxima partida
Copa do Brasil
Jogo: Flamengo-PI x Vasco
Local: Teresina
Data: 18/02 - Quarta-feira
Hora: 19h30
Problemas
#27 - Léo Lima - Machucado
#3 - Gian - Machucado
*O técnico Dorival Júnior cogita a hipótese, em caso de classificação na Taça Guanabara, de utilizar um time misto contra o Flamengo-PI.
E,
O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!
Saudações Vascaínas!
sábado, 14 de fevereiro de 2009
Caso Jéferson: Vasco entrará com efeito suspensivo. Recurso será julgado na próxima 3ª-feira
A chance de o Vasco reaver os pontos é grande, pois o efeito suspensivo faz com que o o cruzmaltino jogue a partida de domingo lutando pela classificação, se vencer, será o primeiro da chave. No dia seguinte, os jornais estamparão: "VASCO CLASSIFICADO", e eu quero ver qual será o auditor que mandará o Vasco sair da competição em troco da escalação de um jogador que mal atuou na partida em que o Time da Colina perdeu dentro de casa.
Quero ver mesmo quem será o auditor que impedirá. Gravarei o nome de um por um e colocarei na minha lista negra, a mesma onde estão os políticos podres deste país.
Sem bairrismo: o Vasco não merece cair fora.
Dorival Júnior se diz tranquilo em relação à parte burocrática da competição. Diz que quer o time jogando focado e que os jogadores não se abalaram com a punição.
- O Vasco vai buscar a classificação em campo, não no tapete. Não há porque nos precipitarmos. Em um primeiro momento preocupa, mas depois de todas as explicações, a gente fica mais tranquilo. O clube está alicerçado e vai conseguir recuperar os pontos – analisou Dorival.
O treinador ainda conta com os 6 pontos conquistados, como ele mesmo ressaltou, dentro de campo.
- O Vasco não perdeu seis pontos. O Vasco ainda tem 11 pontos no campeonato. O bom senso vai prevalecer, e o Vasco vai se classificar. Vamos vencer no domingo e conseguir o nosso objetivo. Não vai ser uma colocação como essa que vai nos tirar a calma - disse o treinador cruzmaltino.
Perdendo ou não os pontos,
O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!
Um forte casaca e Saudações Vascaínas!
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Vasco estreia na Série B diante do Brasiliense em São Januário
Confira abaixo a Tabela da Série B 2009:
Turno
Rodada 01 - 08 e 09/05 - Sáb
Vasco x Brasiliense
Rodada 02 - 12, 15 e 16/05 - Sáb
Ceará x Vasco
Rodada 03 - 19, 22 e 23/05 - Sáb
Vasco x Atlético-GO
Rodada 04 - 26, 29 e 30/05 - Sáb
Paraná x Vasco
Rodada 05 - 02, 05 e 06/06 - Sáb
Vasco x São Caetano
Rodada 06 - 09, 12 e 13/06 - Sáb
Guarani x Vasco
Rodada 07 - 16, 19 e 20/06 - Sáb
Vasco x Duque de Caxias
Rodada 08 - 22, 26 e 27/06 - Sáb
Figueirense x Vasco
Rodada 09 - 30/06, 03 e 04/07 - Sáb
Vasco x Bragantino
Rodada 10 - 07, 10 e 11/07 - Sáb
Vasco x Ponte Preta
Rodada 11 - 14/07 - Ter
Vila Nova x Vasco
Rodada 12 - 17 e 18/07 - Sáb
Vasco x ABC-RN
Rodada 13 - 21, 24 e 25/07 - Sáb
Bahia x Vasco
Rodada 14 - 28/07 - Ter
Vasco x Fortaleza
Rodada 15 - 31/07 e 01/08 - Sáb
Juventude x Vasco
Rodada 16 - 04, 07 e 08/08 - Sáb
Vasco x Campinense
Rodada 17 - 11/08 - Ter
América-RN x Vasco
Rodada 18 - 14 e 15/08 - Sáb
Portuguesa x Vasco
Rodada 19 - 18, 21 e 22/08 - Sáb
Vasco x Ipatinga
Returno
Rodada 20 - 25/08 - Ter
Brasiliense x Vasco
Rodada 21 - 28 e 29/08 - Sáb
Vasco x Ceará
Rodada 22 - 01, 04 e 05/09 - Sáb
Atlético-GO x Vasco
Rodada 23 - 08, 11 e 12/09 - Sáb
Vasco x Paraná
Rodada 24 - 15/09 - Sáb
São Caetano x Vasco
Rodada 25 - 18, 19/09 - Sáb
Vasco x Guarani
Rodada 26 - 22, 25 e 26/09 - Sáb
Duque de Caxias x Vasco
Rodada 27 - 29/09 - Ter
Vasco x Figueirense
Rodada 28 - 02 e 03/10 - Sáb
Bragantino x Vasco
Rodada 29 - 06, 09 e 10/10 - Sáb
Ponte Preta x Vasco
Rodada 30 - 13, 16 e 17/10 - Sáb
Vasco x Vila Nova
Rodada 31 - 20/10 - Ter
ABC-RN x Vasco
Rodada 32 - 23 e 24/10 - Sáb
Vasco x Bahia
Rodada 33 - 27, 30 e 31/10 - Sáb
Fortaleza x Vasco
Rodada 34 - 03, 06 e 07/11 - Sáb
Vasco x Juventude
Rodada 35 - 10/11 - Ter
Campinense x Vasco
Rodada 36 - 13 e 14/11 - Sáb
Vasco x América-RN
Rodada 37 - 17, 20 e 21/11 - Sáb
Vasco x Portuguesa
Rodada 38 - 28/11 - Sáb
Ipatinga x Vasco
O sentimento não pode parar!
Saudações Vascaínas!
Vasco perde 6 pontos na Taça Guanabara por escalação irregular de Jéferson; clube tentará recurso
Olhando pelo lado da Justiça, o Vasco deveria mesmo ter sido condenado e deveria mesmo receber a multa de R$ 5 mil. Porém, se é que existe um motivo pra que tenhamos o tribunal, com o júri, é para que não se leve tudo "ao pé de letra", e que o bom senso possa prevalecer.
Não foi o que aconteceu na tarde desta quinta-feira. O júri condenou o Vasco por 3 votos a 2 a pagar multa e perder 6 pontos na Taça Guanabara. Um dos advogados da procuradoria, que defendeu a condenação, era tricolor.
O bom senso não reinou. Caso reinasse, poderia dizer-se que: o Vasco perdeu aquele jogo e por isso, não vemos motivos para que a atuação de Jéferson, mesmo que irregular, seja punida.
O jogador havia conseguido a liberação no dia do jogo, porém, a mesma não foi protocolada e por isso não constava no Bira.
O Vasco entrou com recurso que será julgado na próxima terça-feira. Caso percamos mesmo os 6 pontos, ACABOU o Estadual 2009 para o Vasco.
É esperar pra ver.
*Foto: Jéferson em campo contra o Americano (24/01).
Política: Coelho sai. Mandarino, Dinamite e Taveira se defendem de acusações.
O Vasco atravessa por um momento de crise. Porém, um Especial será feito pelo Sou mais Vasco da Gama! nos próximos dias tentando explicar a situação do Gigante da Colina e de sua cúpula atual.
Mais informações no Especial sobre Política em alguns dias.
O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!
Saudações Vascaínas!
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Exclusivo: Cheque da Champs é devolvido e Vasco corre atrás da Reebok
A Champs se negou a produzir camisas do Vasco para a venda em todo o Brasil nesta quarta-feira, alegando a instabilidade de camisas. O Vasco um dia joga com o logo da MRV, outro dia com "Seja sócio" e no outro sem nada estampado na camisa. A empresa não tem condições de fabricar ao menos um tipo de camisa para que os vascaínos de todo o país possam desfilar exibindo a marca do ABC paulista ao peito.
Agora me diz, o que vale patrocinar o Vasco, ter seu nome na camisa de um dos maiores clubes de futebol do mundo e não poder vendê-las pelo Brasil afora? Ninguêm vê o "bonito" logo da Champs na televisão, salvo exceções.
Agora me diz mais uma coisa, a Reebok daria o braço a torcer e voltaria ao Vasco depois de ter sido esculachada pela diretoria atual? Depois de ouvirem reclamações do valor do patrocínio e acertaram com uma outra sem ao menos terem negociado o valor da verba? É muito difícil. Uma empresa do porte da Reebok não perde tempo com incompetentes.
Mais uma trapalhada da diretoria do "novo Vasco", que segue sua saga de burradas e que promete muito em 2009.
Saudações Vascaínas!
Vasco só empata com a Cabofriense e liderança fica ameaçada: 0 a 0
A situação agora não é a melhor. Se o Americano vencer o Fluminense nesta quinta-feira, chegará aos 12 pontos e deixará o Vasco na segunda posição, esta não ameaçada. A decisão ficará para a última rodada que terá Madureira e Vasco se enfrentando, provavelmente no Egenhão. A matemática está do nosso lado, as chances remotas de uma catástrofe acontecer, agora, estão do lado deles.
Destaque para o meio-de-campo Enrico, sempre elogiado por mim, que entrou e mostrou que pode competir com Jéferson na vaga do camisa 10, este que, mais uma vez, deixou a desejar. Milton Benítez é o famoso "compõe-elenco" e pode ajudar na hora dos desfalques. Faioli entrou bem mas não transformou as chances em gol, porém, tem crédito neste começo de campeonato.
Avaliações
#50 - Tiago [6,5] - Não foi muito cobrado e segue na média da equipe.
#2 - Paulo Sérgio [7,5] - Mostrou que é de fato e de direito o camisa 2 do Vasco em 2009. Aguerrido, marcador, cruzador e raçudo.
#4 - Fernando [6,5] - Não foi muito cobrado e segue na média da equipe. Não está mais comprometendo tanto quanto antes.
#28 - Vilson [7,0] - Para calar a boca dos que defendem a tese de que "santo de casa não faz milagre", Vilson mostrou que pode ser uma peça importante no elenco cruzmaltino.
#33 - Ramon** [8,0] - Ramon mais uma vez prova que merece vestir a camisa cruzmaltina. Com muita agilidade e dribles, deixou o lateral-direito da Cabofriense na saudade. Wellington Monteiro que o diga.
#5 - Amaral [6,5] - Não errou muitos passes, marcou bem e mostrou que é curinga. Atuou na zaga quando Vilson saiu para a entrada de Enrico.
#6 - Nilton [7,0] - Desarmou, correu, driblou e chutou. Nilton procura o jogo e mostra que quer ser titular no time de Dorival Júnior. Léo Lima? Quem?
#10 - Jéferson [6,0] - Teve a chance de atuar os 90 minutos. Não mostrou nada que possa acrescentar e passes para o lado é com ele mesmo. Enrico está por perto, cuide-se.
#19 - Carlos Alberto [6,5] - Chamou o jogo para si, denovo. Mereceu aplausos pela luta e por não desanimar. Peça fundamental na nossa equipe. Acha que não? Pense em um Vasco sem ele.
#11 - Pimpão* [5,0] - Mais um jogo sem aparecer. Companheiro de ataque não faltou, chance de gol também não. O que falta agora para Pimpão? Quem sabe não é a fase. "Troca a chuteira!", diria Obina.
#9 - Élton [7,0] - É o nosso legítimo camisa 9. Canhoto, saiu da área para buscar o jogo e promete muito para os que acreditam no Vasco em 2009. Peça importantíssima na temporada vascaína, vocês verão.
Reservas
#29 - Faioli [6,5] - Tentou o gol mas por pouco não conseguiu. Seu espírito de luta e de raça devem aliançá-lo ao nome de "jogador de segundo tempo", como o próprio Dorival Júnior já disse.
#20 - Enrico [7,0] - Buscou o jogo pela esquerda com Ramon, que estava inspirado. Canhoto como Jéferson, promete incomodar o ex-Santo André nos próximos treinos.
#15 - M. Benítez [6,5] - Sem muito tempo de jogo, o paraguaio até que tentou passar por três adversários. Sem sucesso. Buscou o jogo pela direita. O jogador é boa peça para um elenco.
*Decepção
**Destaque
O torcedor vascaíno perdeu a oportunidade de ficar quieto ao vaiar a equipe no final do jogo. Na minha opinião, o torcedor é muito imediatista e não aceita ver um empate ou uma derrota para que depois venha a vitória e supostamente os títulos. Talvez seja por isso que completaremos 6 anos sem um deles.
Próxima partida
Jogo: Madureira x Vasco
Local: Engenhão*
Data: 15/02 - Domingo
Hora: 16h
*O local do jogo entra Madureira e Vasco está sujeito a alteração.
Problemas
#27 - Léo Lima - Machucado
#3 - Gian - Machucado
Reforços
#7 - Alex Teixeira - Volta de suspensão
#13 - Titi - Volta de suspensão
Política: J. H. Coelho pede demissão e aponta erros da administração
O vice-presidente de marketing, José Henrique Coelho, pediu demissão na noite desta quarta-feira alegando divergências de pensamentos entre o presidente do Vasco e ele. Segundo o cartola, algumas promessas de 8 anos de campanha do MUV não estão sendo seguidas pelo maior ídolo da história do Vasco na presidência do clube. Coelho aponta um furo no orçamento de 2009, além do Caixa Dois, no episódio envolvendo a venda de ingressos por Luiz Américo, ingressos para a torcida organizada, que não seriam distribuidos pela diretoria do "novo Vasco" e que estão sendo largados a rodo na sede da Força Jovem Vasco.
Quem não concorda, que se retire. Quem concorda com as trapalhadas seguidas que continue firme apoiando quem nos levou ao abismo. Erra quem quer, como já diria nosso querido técnico Dorival Júnior.
Por hoje é só.
Saudações Vascaínas!
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Vilson e Élton entrarão nas vagas dos suspensos Titi e Alex Teixeira

A reapresentação do elenco está marcada para esta terça-feira, quando já se concentram para o jogo desta quarta-feira, em São Januário.
Leonardo
O zagueiro do Shakhtar Donetsk está de malas prontas. Ainda hoje, Leonardo recebeu a liberação do time ucraniano que não quis liberá-lo antes da prorrogação do contrato do atleta. O vínculo do zagueiro com o clube europeu agora é até 2013.
Leonardo deve se apresentar ao Vasco ainda nesta semana e será o 5° zagueiro no elenco cruzmaltino, além de Fernando, Titi, Gian e Vilson.
Saudações Vascaínas!
Vasco empata com o Flu, "elimina" o rival e segue líder na TG
O jogo começou bem disputado, com um Vasco um pouco apático e um Fluminense vindo pra cima. O jogo esfriou e equilibrou. No segundo tempo, o Cruzmaltino parecia ter vindo para vencer o jogo, com um começo empolgante. Porém, logo aos 5' do 2°T, o atacante Alex Teixeira desfalcou o Vasco sendo expulso após falta grosseira no campo de ataque. A partir da expulsão, só deu o Tricolor. O Vasco segurou a pressão inicial após a expulsão e Dorival Júnior mostrou que tem competência para dirigir um time de grande porte. Segurou o time e só substituiu na hora certa, colocando o promissor Élton e o apagado Fernandinho no jogo, além de Mateus, que deu mais consistência à defesa do time de São Januário. Acertou em cheio: Fluminense 0x0 Vasco, que saiu no lucro.
Avaliações:
#50 - Tiago - Com ótimas defesas garantiu o pontinho cruzmaltino.
#2 - Paulo Sérgio - Correu, lutou, desarmou e chegou à linha de fundo.
#13 - Titi - Não comprometeu a zaga, que merece elogios.
#4 - Fernando - Marcou bem e conseguiu não levar um amarelinho.
#33 - Ramon - Destaque do jogo, levou perigo quando foi à linha de fundo.
#5 - Amaral - Fez o que tem que fazer. O cartão amarelo sujou sua apresentação.
#6 - Nilton - Bem demais, faz Dorival se obrigar a usar o 4-4-2.
#10 - Jéferson - Apagado, precisa mostrar à que veio.
#19 - Carlos Alberto - Tentou muito, porém, não levou perigo.
#7 - Alex Teixeira - A expulsão resume o que foi o jogo da promessa vascaína.
#11 - Pimpão - Sozinho no ataque, limitou-se a correr.
#9 - Élton - Mostrou que pode ser titular do Vasco, e merece.
#16 - Mateus - Deu consistência à defesa. Peça fundamental em um elenco.
#8 - Fernandinho - Não conseguiu mostrar seu futebol denovo, porém, tem o aval de Jr.
Dorival Júnior: Com o dedo do treinador o Vasco conseguiu assegurar o empate mesmo com um homem a menos. Dorival se identificou com o Vasco e vice-versa.
Próxima partida
Jogo: Vasco x Cabofriense
Local: São Januário
Data: 11/02 - 4ª-feira
Hora: 19h30
Problemas
#7 - Alex Teixeira - Expulso
#13 - Titi - Suspenso
#27 - Léo Lima - Machucado
#3 - Gian - Machucado
É isso aí.
Saudações Vascaínas!
sábado, 7 de fevereiro de 2009
Camisa "Seja sócio" será usada no clássico contra o Flu
Confira a camisa que será usada neste domingo pela equipe do Vasco:
Frente:

Costas:

Saudações Vascaínas!
ESPECIAL: HÁ 2 MESES, O DESCENSO
O começo: Romário e Alfredo Sampaio

O começo de 2008 no Vasco não foi dos melhores. Já na escolha da comissão técnica percebia-se que o ano não seria muito favorável aos torcedores do Vasco, não via quem não queria. Eurico Miranda bancou Romário como técnico, mesmo depois de o ídolo ter recusado a proposta de ser o comandante vascaíno. Porém, para "ajudá-lo" na árdua tarefa de comandar uma equipe fraca e sem grandes jogadores, trouxeram um experiente em Série B, parece que prevendo o final da temporada: Alfredo Sampaio. Enquanto as outras equipes faziam sua pré-temporada no Brasil, o Vasco foi desfrutar de aconchego e luxo em hotéis de Dubai, sem muito esforço físico, porque teriam que jogar. Com isso, os jogadores começaram o ano sem fôlego, propensos à contusões e sem moral, afinal, suaram para bater por 1 a 0 a fraquíssima seleção dos Emirados Árabes Unidos. Além não realização da pré-temporada, a Dubai Football Challenge nos concedeu uma derrota vergonhosa ao time do Hamburgo: 2 a 1, sendo o gol cruzmaltino anotado contra por um zagueiro alemão. Previa-se nuvens pretas nos céus cruzmaltinos, não via quem não queria.

Campeonato Estadual: pura ilusão
O Campeonato Estadual foi pura ilusão. Com vitórias esmagadoras e convincentes sobre os times pequenos, o elenco enganou os torcedores e a diretoria, que não se preocupou muito em contratar. O problema é que o Vasco não vencera sequer um clássico durante todo o campeonato e mostrava fragilidade quando encarava uma grande equipe, só não via quem não queria.
Na Taça Guanabara a classificação veio com certa facilidade, mesmo tendo perdido para o Botafogo, a chance de chegar não era tão remota. Na reestreia de Edmundo com a camisa do Vasco, na semi-final contra o Flamengo, derrota, muita desolação e a desclassificação.
Na Taça Rio a classificação veio com muita facilidade mas a vitória sobre um rival ainda não chegara. A derrota para o Flu e o empate com o Flamengo fizeram o Vasco ligar o alerta. Na semi-final, empate com o time das Laranjeiras em 1 a 1 e decisão nos pênaltis. O quinto e decisivo penal foi perdido pela jovem promessa, que depois viria a ser desperdiçada pela "nova diretoria", Pablo: Flu 5 x 4 Vasco.

Era o fim do Estadual, sem vitória sobre rival mas com a falsa ilusão de ter um time "competitivo".
Sai Alfredo Sampaio, entra Antônio Lopes

A mudança no Vasco já comprovava um certo desespero por parte da diretoria. Todos sabem que um clube que mantém o técnico colhe os frutos no futuro. Não foi o que fez o Vasco. Ao chamar o Delegado para comandar a equipe cruzmaltina, o Time da Colina assinou o comprovante de "desesperado". Todos sabiam: "Antônio Lopes? Não dá mais!" Só não via quem não queria. A falsa ilusão voltou a rondar São Januário e nos fez acreditar em um bom trabalho do treinador de 67 anos no Vasco. Falsa ilusão, bem falsa.
Copa do Brasil: a chance de salvar o ano
Depois da péssima participação no Estadual, o Vasco e boa parte dos vascaínos já sabiam que o penta campeonato brasileiro não chegaria à São Januário em 2008. É aí que entra a Copa do Brasil, solução para todos os problemas cruzmaltinos: a péssima "pré-temporada", o fracasso no Estadual e a possível campanha regular no Brasileirão. Se o Vasco vencesse a Copa do Brasil, o Brasileirão seria apenas para "cumprir tabela", como foi para o Sport Recife, o campeão.
Após passar por Itabaiana, Bragantino, Criciúma e Corinthians-AL, o Vasco encararia o seu primeiro chumbo grosso: Sport. O jogo de ida foi vergonhoso, com uma tática retranqueira de Antônio Lopes, o Vasco tomou dois gols no primeiro tempo e viu a vaga para a semi-final ficar mais distante. Porém, com o apoio da torcida que não desistiu do time, o Vasco, no finalzinho, com um gol de Edmundo, chegou aos 2 a 0 e levou a decisão para os pênaltis. Na estreia, Edmundo perdera o primeiro do ano. Contra o Sport, a situação não poderia se repetir. E se repetiu. Logo na primeira cobrança, Edmundo isolou a bola no Cristo Redentor e chutou longe as chances de o Vasco "salvar o ano". E agora?

Campeonato Brasileiro: o que esperar?

O mais lúcido torcedor cruzmaltino não esperava mais do que uma vaga na Copa Sul-Americana, já o mais iludido, sonhava com uma abocanhada vaga entre os quatro primeiros. Falsa ilusão, mais uma vez. O campeonato começou com derrota: Internacional 1 x 0 Vasco.
28.06.08 e 01.07.08: mudanças drásticas
Na primeira data, 26.06.08, Roberto Dinamite vencera a chapa de Eurico Miranda na eleição do Vasco e se tornava o Presidente do Club de Regatas Vasco da Gama: 140 a 103 para a chapa "Por amor ao Vasco".
Na segunda data, 01.07.08, a posse do presidente. O clube encontrava-se em 9° lugar no Campeonato Brasileiro e com um elenco fraco, porém com peças importantes para a disputa e para o "não-fracasso" no Brasileirão, como: Leandro Amaral, Jean, Morais e Edmundo, que, sem dúvida, davam uma certa força ao time comandado então por Antônio Lopes. Meses depois, Jean e Morais seriam liberados para o Catar e para o Corinthians, respectivamente, à "preço de banana" e até hoje deixam saudades no time que seria rebaixado em dezembro deste mesmo ano.

Campeonato Brasileiro: Sai Antônio Lopes, entra Tita

A primeira decisão tomada pela diretoria, após algumas derrotas de Antônio Lopes, foi a demissão do eterno Delegado e a chamada de Tita, ex-jogador e amigo particular de Roberto Dinamite, para comandar o cruzmaltino. Tita chegou animando, venceu a primeira fora de casa mas desapontou ao trazer os jogadores que ficaram conhecidos por "Tita's Soccer", esses, indicados pelo treinador em seu site, chegaram ao Vasco com indicação do "amigo do presidente". Salários pagos (ou não) em vão. Nenhum jogador foi utilizado.
Após derrotas e com a situação começando a ficar feia na tabela de classificação, beirando a zona do rebaixamento, a decisão da diretoria foi a de dar o braço a torcer e tirar o amigo Tita do comando. Talvez para o bem do Vasco ou então para o bem de Tita, que temia ser marcado pelo descenso de um grande clube e, assim, manchar sua curtíssima carreira para sempre.
Campeonato Brasileiro: Sai Tita, entra Renato Gaúcho

Renato Gaúcho chegou ao Vasco no começo de Setembro, com a missão de livrá-lo do rebaixamento. O presidente tentou como pode, trazendo Fernando e Baiano, figuras totalmente descabíveis com as das propostas da oposição, que prometiam uma "fila de investidores" no Vasco e jogadores "com condições de vestirem a camisa do Vasco".
Copa Sul-Americana: encômodo ou alívio?
A Copa Sul-Americana era uma icógnita: ou usaríamos o time titular, deixando assim, o Brasileirão de lado, ou então pouparíamos e usaríamos os reservas. Decisão acertada: usar os reservas. Na primeira partida, ainda com Tita no comando, o Vasco-reserva bateu o Palmeiras, o mesmo que vencera o cruzmaltino por 2 a 0 no Brasileirão, por 3 a 1 e sonhou com a classificação na competição internacional. Na partida de volta, em São Paulo, os 3 a 0 aplicados pelo Palestra foram o suficiente para eliminar as chances de título do Vasco em 2008. Foco agora só no Brasileirão.

Campeonato Brasileiro: Renato tentou

Renato Gaúcho trouxe ânimo novo à equipe e tentou de tudo quanto é jeito segurar o Vasco na Séria A do Brasileirão. Com depoimentos curiosos, o treinador sempre afirmava estar confiante na permanência do time de São Januário na elite. Após um começo horroroso, Renato começou a vencer e chegou à última partida do ano e do campeonato com chances de escapar. Remotas, mas exsitiam. Estava ali a esperança do torcedor que sonhou com alguma coisa de bom em 2008 desde o começo do jogo entre Hamburgo x Vasco, em Dubai.
Campeonato Brasileiro: o último capítulo do descenso

7 de Dezembro de 2008, Vasco x Vitória em São Januário. O Time da Colina precisava vencer e torcer contra Atlético-PR, Náutico e Figueirense para poder escapar do rebaixamento. O que aconteceu foi rigorosamente totalmente ao contrário. O Vasco perdeu, o Figueirense e Atlético-PR venceram e o Náutico empatou com o Santos.
O Vasco estava rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro pela primeira vez em sua história, abandonando a seleta lista dos "nunca rebaixados" que inclui o seu maior rival, Flamengo.



E agora? A culpa é de quem? Segundo a torcida, "a culpa é do Eurico". O torcedor ameaçando se jogar da marquise de São Januário mostrou ao Brasil a insatisfação, ou então a ilusão, falsa por sinal, de que a culpa seria da administração anterior. Assim, a cúpula atual "saiu por cima" e começou com suas promessas para 2009, engando (ou não) mais uma vez o torcedor, que sonha em ver em campo um time digno e que respeite as tradições e honre a camisa do centenário Club de Regatas Vasco da Gama!

2009: O Sentimento não pode parar!
Hoje, 7 de fevereiro de 2009, completam-se dois meses do descenso e a amargura do rebaixamento ainda não saiu da boca dos vascaínos. A dor, a aflição e o sentimento de tristeza assolam o coração dos verdadeiros cruzmaltinos, que sonham com um futuro mais nítido e com uma chance de um dia poder gritar novamente: "É CAMPEÃO!".
2009 começou bem, com uma pré-temporada decente e um começo de Estadual animador. Porém, não se iludam com falsas ilusões, o Vasco ainda tem que melhorar muito em 2009.
A mensagem que fica para os que carregam a cruz-de-malta no peito é: "O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!".
Saudações Vascaínas!