segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

É o poder! Vasco goleia para a história: 6 a 0

O Cruzmaltino bateu o Botafogo numa noite histórica no Engenhão. Num dia em que tudo deu certo para o Cruzmaltino e tudo errado para o Alvinegro, que estreiava seu novo uniforme e sua principal aposta para 2010: "El Loco" Abreu.

E tudo isso começou quando Dodô, após perder a bola e ser vaiado pela torcida botafoguense, decidiu voltar e recuperar a pelota, chutando-a para o fundo das redes adversárias segundos depois. É o poder!

O Vasco dominava o jogo sem menores problemas quando Eduardo, numa atitude juvenil, chegou forte em Souza e foi expulso, corretamente. Aí mesmo que o jogo virou a nosso favor. Carlos Alberto, pela direita, cruzou para Dodô, oportunista, anotar seu segundo tento na pelada. É o poder!

O jogo continuava sendo nosso, contra-ataques perfeitos e toque de bola sutil, fácil, como tem que ser. Mas o Botafogo insistia em tentar incomodar. E conseguiu, mas só uma vez, com Herrera, num chute forte de fora da área. Logo depois, falta para o time de General Severiano. Lucio Flavio, mais apagado do que não sei o que, bateu mal, a bola sobrou para o ex-vascaíno Marcelo Cordeiro, que deu mole e perdeu para Márcio Careca, que tocou para Souza e viu o garoto da colina meter a bola nos pés de Dodô para que ele marcasse o terceiro dele e o terceiro do Vasco, após ótima encobrida no goleiro Jéfferson. É o poder!

O jogo era nosso, indiscutivelmente. Estevam Soares, na volta do intervalo, mandou, em linhas tortas, que o time apenas não sofresse mais gols. Mas o Vasco estava inspirado e foi para cima sem maiores problemas.

Numa falta, Léo Gago esculachou Jéfferson, que só viu a pelota quando esta já afagava as redes de sua meta defendida.

Em dois lances lindos, Coutinho fez os seus primeiros gols como profissional de futebol, o segundo, lindo demais.

Seis a zero, fora o baile, e a torcida vascaína pedindo 'sete de novo' no Botafogo. Não deu, mas 6... tá bom demais!

Próximo jogo com desfalques e alguns jogadores poupados deverá dar chances aos atacantes.

Prass; Granja, Fernando, Titi e Careca; Nilton, Souza, Léo Gago e Magno; Coutinho e Rafael Coelho.

Com direito a Robinho e Pimpão no banco, além de Maranhão, claro.

Quinta-feira, às 19h30, no Caldeirão!

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Vasco vence América, poças e desentrosamento

O Gigante da colina histórica venceu mais uma no Estadual. Cumpriu a obrigação no Clássico da Paz. Viu seu maior jogador voltar a balançar as redes e o seu time mostrar um pouco mais de afinação. O Vasco começou a ser modelado.

Com a entrada de Coutinho o time ganhou muito mais movimentação, não me surpreenderia em nada se Mancini optasse em manter o trio ofensivo para tomar conta do ataque vascaíno. Dodô, ainda fora de ritmo, parece estar voltando à boa forma, concluiu bem a gol e ofereceu boa movimentação no ataque. Carlos Alberto, visivelmente cansadíssimo, ainda teve pique para fazer o segundo gol do Vasco aos 36 minutos, e se mostra a cada dia imprescindível para as vitórias cruzmaltinas.

No meio-de-campo, Souza parece ter conquistado de vez Vágner Mancini. Jumar é forte na marcação, rouba bem a bola... mas na hora de sair jogando, não consegue igualar os feitos do prata-da-casa vascaíno. Souza deve conquistar a vaga. Do outro lado, Léo Gago vem se firmando com a sua forte marcação e movimentação, além de ser boa opção nas bolas paradas e chutes de longa distância. Nilton indiscutível como cão-de-guarda mais uma vez.

Nas laterais, Fagner também conquistou a posição, ainda mais porque Élder Granja não está apto a atuar. Márcio Careca ainda não mostrou a que veio, mas terá tempo para isso, pois, pelo visto, Ernani não agradou Vágner Mancini, que sequer para o banco escalou o jogador.

Na zaga, o lento Fernando me agradou. Roubou algumas boas bolas e vacilou pouco na marcação, exceto quando a correria era forte. Gian estável como sempre, não compromete. A nossa zaga está muito lenta. Vejo nela as únicas posições ainda a serem definidas no time ideal de Mancini. Gustavo na direita e Titi na esquerda podem ser as apostas. Só o tempo dirá.

Fernando Prass soberano no gol.

As substituições foram pontuais e técnicas, nada de muito "oba oba". Craque também tem de ser substituído, e foi assim com Coutinho, que deu lugar a Fumagalli. O camisa 25 entrou razoavelmente bem, deu boa movimentação no meio, nada demais. Paulinho no lugar de Léo Gago, que estava cansado, também foi uma boa pedida. O volante entrou bem e forte na marcação, seu estilo de jogo, distribuindo bem a bola. Apesar de ser o reserva imediato de Nilton, pode "quebrar um galho" quando Mancini optar em colocar dois volantes de retenção, como foi no fim do jogo diante do América.

Domingo é dia de clássico. Dessa vez, no Engenhão, que provou nesta noite de quarta-feira que não tem condições (o campo) de sediar uma partida de tamanha importância. Se chover no sábado ou domingo, o futebol das duas equipes estará muitíssimo prejudicado. Perde o torcedor, perde o jogador, perde o futebol.

Clássico é clássico e vice-versa. Uma vitória não nos colocará num altar, muito pelo contrário, que 2009 sirva de exemplo. Uma derrota não é significado de incompetência total do elenco. É preciso ter cuidado com os julgamentos.

Vascco x Botafogo, domingo, às 19h30, no Engenhão.

Promete!

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Dinamite: graduando no curso para cartola

Dinamite é unanimidade quando se fala em futebol. Seu estilo de jogo, técnica e força na época em que atuava dentro das quatro linhas não é questionado em lugar nenhum.

Porém, como cartola, Dinamite ainda deve muito. Um presidente de clube precisa, acima de tudo, defender a sua agremiação e "dar a vida" pelo seu clube. Era como Eurico fazia. É como Dinamite não faz.

Mas está a aprendendo a fazer.

Sorrir na capa do jornal um dia após o rebaixamento é inaceitável para um presidente de clube. Isso não existe! Assistir a um clássico contra o Urubu na tribuna junto do presidente do time adversário, por exemplo, é algo incabível e quase que hipócrita, tendo em vista a rivalidade entre os times. Se contentar com o título brasileiro do maior rival também é algo sem fundamento algum. Essa historinha de "torcer pelo futebol do Rio de Janeiro" não engana nem bobo.

Dinamite precisa parar com essa política de boa vizinhança e pensar mais e praticamente exclusivamente no Vasco. O Urubu que se exploda com seu pentacampeonato brasileiro e o presidente deles que arranje outro pra incomodar no Maracanã. Dinamite, símbolo cruzmaltino por onde passa, não pode e não deve agir assim.

Ontem, mostrou indignação com a presença do ídolo e capitão da equipe, Carlos Alberto, na concentração do Flamengo, junto do seu irmão, Fernando. Certíssmo, declaração certeira, perfeita!

Nos velhos tempos talvez ele disesse que isso deveria acontecer mais vezes.

Dinamite está indo bem na "graduação" para cartola, mas deverá se formar apenas quando entregar o cargo ao próximo mandatário. Um presidente precisa entrar pronto para a briga e não se preparar durante ela.

Dos males o menor, a coisa está melhorando.

Hoje, 19/01/2010, pode ser o dia que marcará a volta de Eurico Miranda ao cotidiano do Vasco. Se for, e provavelmente será, que não venha para atrapalhar. O que menos precisamos agora é de conflitos internos.

Que 2010 seja de bons ares na Colina. Dentro das 4 linhas tudo se encaminha, já fora delas... só o tempo irá dizer.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O que importa são os 3 pontos!

O Vasco venceu, mas não convenceu diante do Tigres do Brasil, na estreia do Estadual 2010, em São Januário. Não convenceu e nem precisa convencer, o que importa nessas horas são os 3 pontos.

Isso porque o time acaba de voltar da pré-temporada, que exige muito do físico dos atletas diariamente, sem dias para descanso. O time está preso, amarrado, e deve se soltar nas próximas rodadas.

Mesmo assim, a equipe teve seus picos de felicidade e armou bem o jogo em algumas oportunidades. Destaque para a boa atuação de Fagner e para o meio-de-campo vascaíno, que, indo e voltando, deu movimentação e abasteceu bem o ataque. Léo Gago e Souza parecem ser a dupla ideal, com Carlos Alberto fazendo a ligação no ataque. Os três foram bem. Coutinho, quando entrou, também teve uma ótima atuação e mostra que pode ser titular.

Passaram em branco Fernando Prass, pouco exigido, Gian, Márcio Careca, Nilton, Jumar, Caíque e Dodô.

Destaques negativos para Fernando, lento na zaga, e Pimpão, expulso ainda no primeiro tempo por infantilidade, apesar da ridícula atuação do árbitro que 'premiava' quase todas as faltas com um cartão amarelo.

Próximo jogo na quarta-feira, diante do América, no Engenhão.

A cobrança por uma boa atuação será maior, afinal, os jogadores descansaram e não farão treinos físicos fortes para enfrentar o Mequinha. A vitória é obrigação, como sempre. A boa atuação e goleada que todos os torcedores esperam já não. O que importa, lá no fundo, são os 3 pontos.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Vasco 2010 promete, sim, apesar do mau resultado

O Vasco 2010 começou a ser projetado na pré-temporada por Vágner Mancini e teve seu primeiro teste nesta quarta-feira, diante da Seleção Capixaba convocada pelo eterno ídolo Geovani. O resultado (1x1) não foi satisfatório, mas o que queríamos nesse jogo era uma outra coisa, e bem diferente do que vencer.

O esqueleto do time está pronto, como um prédio que já foi erguido e aguarda os acabamentos, pintura e os demais retoques finais. O time que Mancini mandou a campo parece ser o ideal, claro, sem contar com as entradas do capitão Carlos Alberto e do artilheiro Rafael Coelho, nos lugares de Philippe Coutinho e Robinho, respectivamente. Jumar e Souza ainda discutem quem jogará no meio-de-campo. O ex-palmeirense largou na frente com uma boa atuação.

O péssimo estado do campo bem como a preparação físca dos atletas cruzmaltinos não são das melhores. Buracos e mais buracos deixavam a torcida aflita torcendo para que nenhum vascaíno sofresse uma lesão mais grave. Robinho foi o primeiro alvo. A preparação física não está 100%, o que deve acontecer apenas por meados de fevereiro. Só quem joga sabe (e eu nunca joguei para saber) como é duro fazer uma pré-temporada e jogar com a musculatura totalmente cansada, sem as tradicionais "folgas" após os jogos, no caso da pré-temporada, os treinamentos diários.

Mesmo assim, podemos tirar algumas conclueõs que, espero eu, não sejam precipitadas. Segue:

Fernando Prass é unanimidade no gol.

Élder Granja não desenvolveu, Fagner foi melhor.

Márcio Careca parecia travado, nervoso, errando passes. Ernani foi infinitamente melhor.

Fernando e Gian deram conta na zaga. O primeiro bobeou apenas no lance fatídico do gol capixaba.

Nilton indiscutível.

Léo Gago empolgante. Ótimas saídas de bola, bons passes e arremates certeiros a gol. Esse promete!

Jumar com um bom toque de bola, boas antecipações e até algumas subidas ao ataque promete incomodar Souza, que foi muito mal no segundo tempo.

Philippe Coutinho é craque, sem mais discussões.

Robinho entrou com o mesmo gás da estreia na Série B em 2009, lutando, correndo, driblando e finalizando bem demais. Não pode deixar subir à cabeça novamente.

Dodô, sem ritmo de jogo claramente, perdeu algumas oportunidades. Mas, como já diz a batida frase, "quem sabe não esquece". Só peço 1 mês para que o artilheiro dos gols bonitos volte a atuar em alto nível.

Tiago é um bom reserva e pode substituir Prass caso precise.

Martinelli e Titi mostraram segurança, apesar de uma bobeadinha do camisa 13 durante o segundo tempo.

Paulinho é o reserva imediato de Nilton, cabeça-de-área que marca e distribui o jogo.

Matías Palermo é um jogador comum, sem grandes destaques, mas com um bom passe e visão de jogo.

Fumagalli compõe bem um elenco. É um jogador versátil e com boa técnica.

Caíque, nervosíssimo, perdeu ótimas oportunidades de gol, mas não merece ser julgado já. Deem tempo ao tempo, para que ele não seja o novo Enrico.

Pimpão disposto como sempre voltou a atuar bem, principalmente no primeiro tempo, quando substituiu Robinho, machucado.

Geovane Maranhão passou em branco, apagado. Prefiro esperar mais um pouco para analisar sua situação.

É isso. O Vasco 2010 está com um bom grupo, um bom elenco. Ainda entram aí bons jogadores como: Magno, Gustavo, Rafael Carioca e Jéferson.

Élton voltará. E ajudará. Demais!

O Vasco 2010 vai brilhar. Tomara que levantando algum caneco, queira Deus.

A torcida impressiona. O Vasco é um legítimo Gigante!

O Vasco é o time da virada, que virou o jogo em 2009 e vai voltar a ser campeão em 2010.

Acredite se quiser. Eu acredito! Qual era o urubu que acreditava no pentacampeonato do Flamengo no início de 2009? Nenhum.

Aqui tem um vascaíno acreditando no pentacampeonato de 2010. Mas, para isso, alguns outros importantes detalhes precisam acontecer.

Juninho volta. Carlos Alberto fica. Dodô desabrocha. Fernando Prass segue constante e a união e amizade do elenco se fortifica.

Essa é a receita do bolo.

Basta juntar os ingredientes e correr para o abraço.

Um ótimo 2010 a todos!

Saudações Vascaínas!

sábado, 9 de janeiro de 2010

Vasco 2010 toma corpo e anima

O Vasco 2010 está tomando corpo, vem sendo modelado por Vagner Mancini, e anima. Anima porque a base do time titular esboçado pelo comandante é a mesma de 2009, o que deixa a equipe firme e consistente, não saindo atrás dos outros clubes cariocas que também mantiveram suas 'espinhas dorsais', digamos assim.

O Gigante da Colina vem com um goleiro que não merece quaisquer questionamentos. Dois laterais que, apesar de novos no elenco, já são rodados no futebol nacional e não devem sentir a pressão de vestir a camisa vascaína. Elder Granja e Marcio Careca acho que darão conta do recado, mas Ramon deixará saudades. E como. Na zaga, a mesma base de 2009. Fernando e Gian iniciam o ano como titulares tendo sobre si bons zagueiros como sombra. Titi e Martinelli querem sua vaguinha no lado esquerdo da defesa cruzmaltina. Gustavo e Dedé sonham em tirar o líder Fernando do time titular. A briga promete ser boa!

No meio-de-campo a maior das empolgações. Nilton e Souza devem começar como volantes titulares. Léo Gago herda a vaga que foi de Jéferson no início de 2009, a de 3° homem do meio. Jumar e Paulinho, além de Rafael Carioca, que deve ser apresentado na próxima segunda-feira, brigam por um espaço entre os 11 titulares. Um pouco mais pra frente, Carlos Alberto será mais uma vez o maestro, tendo como opção para jogar ao seu lado bons nomes, tais como: Philipe Coutinho, Jéferson, Caíque e Fumagalli. Além desses, Matías Palermo, o gringo desconhecido, promete incomodar.

No ataque a minha maior preocupação. Temos um camisa 9 nato: Dodô. Temos um ponta matador: Rafael Coelho. Mas o problema é que não temos reserva. Rodrigo Pimpão até consegue segurar as pontas caso Rafael Coelho esteja suspenso ou lesionado, mas se Dodô não puder jogar, o Vasco não terá outro jogador para suprir o artilheiro dos gols bonitos. Falta aquele 'camisa 18', o eterno reserva do camisa 9, para que o elenco fique mais preparado. Ainda há tempo para contratar.

Tá ficando bom. O ambiente entre os jogadores é ótimo. O treinador é inovador e motivado, no início de carreira. O time é bom, o elenco razoável. O Gigante incomodará em 2010, podem anotar.

Saudações Vascaínas!