sexta-feira, 13 de março de 2009

Vascão vence, convence e goleia campeão da Taça Guanabara: 4 a 1

Esplendorosa. Foi a atuação do Vasco na noite iluminada desta quinta-feira. O time jogou com raça, com vontade, com a garra necessária para vencer um clássico. O time deu orgulho aos vascaínos que assistiram, fizeram com que os mesmos berrassem com toda força na hora da comemoração como não faziam há muito tempo.

O time merece aplausos, e estes, de pé. A união que assola São Januário é impressionante. A cada dia surgem declarações dizendo que 'o grupo é unido, forte' e com isso quem tem a ganhar é o Vasco e seus milhões de torcedores de norte a sul deste país.

Hoje, o vascaíno sorri novamente. Não só pela goleada de 4 a 1 sobre o Botafogo, campeão da Taça Guanabara, no Maracanã. Mas por várias outros motivos:

1 - O Vasco-2009 tem um treinador competente e que soube escolher jogadores, passar confiança e dar padrão ao time.

2 - O novo Vasco tem um gerente de futebol competente e antenado: Rodrigo Caetano é moderno, organizado e é do ramo, algo raro e fantasioso no clube nas últimas temporadas.

3 - A equipe é superior (ao cubo) àquela tragédia que vestia a camisa do Vasco no ano passado, cheia de chinelinhos e gente disposta a ir embora a qualquer preço. Uma maioria de jogadores sem o menor respeito e consideração pelo clube.

4 - O torcedor comprou o projeto e acredita, com razão, no time escalado por Dorival Júnior. A esperança existe no coração de todos os vascaínos. Esta, mais aflorada após a goleada sobre o rival.

5 - Jogadores, como Carlos Alberto, Thiago, Paulo Sergio, Élton, Nilton e Fernando, assumiram o clube, suas dificuldades financeiras e comandam o time, sem reclamações e chororô. Tratam o Vasco como ele é: grande. E sabem que, através dele, também podem crescer.

O JOGO

O Vasco começou partindo pra cima. Logo aos dois minutos, Jéferson se desvincilhou de dois adversários no meio-de-campo, passou para Carlos Alberto que com um toque sutíl colocou o tranquilo Élton na cara de Renan para abrir o marcador no Maraca.

Depois disso, o Gigante da Colina continuou pressionado. Não deixou de ir pra cima, mas, com o passar do tempo, aceitou o Botafogo chegando, paulatinamente, ao campo de ataque e levando perigo à meta do arqueiro cruzmaltino. O gol já era previsto. Mas a raça, a determinação e a vontade do grupo em evitar o gol foi tamanha que ele não saiu na primeira etapa.

Voltando do intervalo, o Vasco continuou indo pra cima. Com a entrada de Pimpão o time ganhou mais mobilidade no ataque. O mesmo foi quem deu o passe, lindo por sinal, para Élton fazer o segundo gol do Vasco na partida. Isso aos 15 minutos do segundo tempo.

Depois disso, Nilton, em um lance de juvenil (e olha que tem juvenil que sabe que pé alto no meio de campo não deve ser feito, nunca) foi expulso deixando o Vasco com 10 em campo. Aproveito o gancho para criticar o árbitro da partida, que parecia ter conhecido o seu amigo Sr. Cartão Amarelo ontem mesmo e queria apresentá-lo aos atletas do clássico.

O Botafogo veio pra cima e, num erro de marcação, chegou ao gol pelo meio da zaga do Vasco, com um falha quase que inevitável de Mateus, que deixou o lateral botafoguense ajeitar a bola para Tiaguinho.

O Vasco não se acanhou e foi para cima. Num lançamento para Paulo Sérgio, o lateral ganhou na corrida, aos 30 e poucos do segundo tempo, de um volante do Botafogo que tinha recém entrado no jogo. Vigor físico? Pra quê mais que isso? E era pênalti para o Vasco. Léo Lima bateu e converteu. 3 a 1.

Depois disso foi só alegria, num contra-ataque Carlos Alberto definiu o "chocolate" e fechou a conta do time de General Severiano: 4 a 1 Vascão!

Avaliações

#50 - Tiago [8,0] - Fez duas defesas importantíssimas e está numa boa fase.

#2 - Paulo Sérgio [7,5] - Mostrou ótimo vigor físico ao alcançar a bola no lançamento que originou o pênalti a favor do Vasco.

#4 - Fernando [7,0] - Vem jogando bem e não comprometeu mais uma vez. Está com confiança e isso o ajuda a desenvolver o bom futebol que o cerca.

#13 - Titi [7,0] - Manteve a regularidade na zaga.

#33 - Ramon [7,5] - Desarmou, correu, cruzou, armou e jogou bem mais uma vez.

#5 - Amaral [7,0] - Errou apenas um passe na frente da zaga. Fora isso, atuação regular.

#6 - Nilton* [6,0] - Errou feio ao levantar o pé numa dividida no meio-de-campo. Porém, jogou bem quando esteve em campo.

#10 - Jéferson [7,5] - Começou a jogada do primeiro gol. Ajudou a marcar quando Nilton foi expulso e deu conta do recado até que Mateus entrasse.

#19 - Carlos Alberto** [9,0] - Jogou bem demais. Correu e lutou muito pelo time. Mereceu o gol para fechar a conta no final do jogo.

#7 - Alex Teixeira [6,0] - Precisa de mais carinho, mais cuidado. Tem de ser lapidado aos poucos, é uma jóia rara.

#9 - Élton [9,0] - Fez dois dos quatro gols. Teve tranquilidade e mostrou que é artilheiro nato.

Reservas

#11 - Pimpão [8,0] - Botou fogo na partida e deu o passe para o segundo gol de Élton.

#16 - Mateus [7,0] - Entrou para reforçar a marcação. Deu conta do recado.

#27 - Léo Lima [8,0] - Na sua "estreia" pelo Vasco, marcou um golaço de pênalti.

*Decepção
**Destaque


Próximo jogo

Boavista x Vasco
Local: Bacaxá
Data: 15/03/09
Hora: 16h

Problemas

#6 - Nilton - Suspenso
#8 - Fernandinho - Lesionado
#23 - Fagner - Lesionado

O Vasco voltou. O sentimento voltou. Podem acreditar.

O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!

*265 visitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário