sábado, 11 de julho de 2009

PARA LAVAR A ALMA, VASCO VENCE A PONTE: 3 A 0

O Vasco venceu a Ponte Preta, na tarde deste sábado, em São Januário, por 3 a 0, pela 10ª rodada da Série B. Com isso, o Cruzmaltino soma 17 pontos e encosta novamente no G4, ficando apenas 3 pontos atrás do vice-líder. Élton e Robinho construíram a vitória do Gigante da Colina.

O JOGO

O jogo começou muito bom para o Vasco, que veio com a postura ideal diante de um time que joga com três zagueiros, que é o caso da Ponte Preta. O time saiu marcando em cima, prejudicando a saída de bola do time campinense, que não se encontrou na partida. A bola chegava a um dos três zagueiros, que buscavam os alas, já marcados, e não faziam a bola rolar no seu campo de defesa. Com isso, o Vasco abria várias jogadas pelas duas laterais. Dos dois alas cruzmaltinos no jogo, Fagner conseguiu aproveitar melhor suas chances. Ramon, já muito visado antes mesmo de o jogo começar, não encaixou o jogo novamente.

Quando a Ponte Preta chegava no ataque, a sólida defesa do Vasco impedia a armação das jogadas. Souza, numa bela tarde, fazia a bola rodar rápido e conseguia distribuir bem as jogadas. Ora na direita, ora na esquerda. Como Dorival queria, a mudança no meio-de-campo trouxe mais mobilidade ao time que contava com o camisa 14 saindo para jogar, além de Nilton, que também apoiava dando cobertura aos alas. O meio com Alex Teixeira e Jéferson encaixou no começo, porém, o camisa 10 teve de ser substituído após dores na coxa direita e deu lugar a Ernani, que não conseguiu manter a efetividade do meio-campo vascaíno. A tarefa de armar ficou apenas nas mãos de Alex Teixeira, que deu conta do recado. Abrindo bem pela direita, tabelando com Fagner, e deixando o meio-de-campo para a volta dos atacantes Robinho e Élton, fez boas jogadas e levou perigo de gol. No outro lado do campo, Ernani e Ramon buscaram uma parceria, que não deu muito certo.

Jogando bem, o gol vascaíno amadureceu. Aos 27 minutos, Fagner cruzou da direita e Robinho, antecipando o zagueiro, anotou o primeiro gol do Vasco na partida. A vitória já começava a se encaminhar ali. Mesmo com vantagem no placar, o Time da Colina não deixou de pressionar e manteve a postura de jogo. Aos 45 minutos, Souza dominou a bola na frente da área alvinegra e partiu para cima, sofrendo falta dentro da área. Era pênalti para o Vasco. Élton bateu a marcou o seu 13° gol na temporada.

No segundo tempo, o Vasco voltou com a mesma formaçãoo e não deu alívio ao time da Ponte, partindo para cima desde o iníco. Aos 30 minutos, Souza arrancou para o contra-ataque e Gercimar, zagueiro da Ponte Preta, parou a jogada com falta. O juiz expulsou o jogador pontepretano e deu ainda mais tranquilidade ao time do Vasco. Com isso, Dorival mexeu no time. Magno e Alan Kardec tiveram uma chance. O primeiro soube aproveitar melhor. Após cobrança de lateral de Fagner, o camisa 17 avançou em direação à área e lançou Élton, que marcou o terceiro do Vasco, o seu segundo na partida, e o 14° do ano.

Uma vitória para lavar a alma, para tirar a zica e para embalar no campeonato. Agora vai!

AVALIAÇÕES

#1 - Fernando Prass [7,5] - Fez ótima defesa quando o jogo ainda estava 0 a 0 após falta cobrada direto para o gol.

#23 - Fagner [8,0] - Apoiou muito bem pela direita, tendo o respaldo de Souza e Nilton na cobertura na zaga. Deu assistência para o primeiro gol e iniciou a jogada do terceiro. Boa atuação.

#13 - Titi [7,5] - Firme na marcação, não deu chance ao azar.

#28 - Vílson [7,5] - Muito bem na cobertura dos volantes, até arriscou sair jogando. Mais do que firmado na posição, não dá chances a Fernando.

#33 - Ramon* [7,0] - Não conseguiu encaixar seu jogo novamente. Já é visado pelos marcadores adversários e tem de aprender a sair desta marcação.

#14 - Souza [8,0] - Muito boa atuação. Soube suprir bem a falta de Amaral com uma ótima saída de bola e boa condução do meio-de-campo cruzmaltino.

#6 - Nilton [7,5] - Voltou a jogar bem após várias partidas e após ser barrado por Dorival Júnior. Deve continuar como titular para a próxima partida.

#10 - Jéferson [7,5] - Trouxe boa movimentação ao time no pouquíssimo tempo que esteve em campo. Ernani, seu substituto, não deu conta do recado.

#7 - Alex Teixeira [7,5] - Boa atuação do garoto, mais uma vez. Armou bem as jogadas e fez boas tabelinhas com Fagner, seu companheiro de seleção de base.

#41 - Robinho [8,0] - Entrou muito bem no time do Vasco. Puxou bem a marcação para o lado esquerdo do campo e voltou para marcar em cima quando necessário. Além disso, o mais importante, marcou o primeiro gol, que abriu a porteira para os outros 2.

#9 - Élton** [8,5] - Para lavar a alma, 2 gols. Um de pênalti e outro após bom passe de Magno. Não titubeou na hora de cobrar o penal e botou para as redes, agradecendo Dorival Júnior na comemoração. No segundo gol, anotou e foi para a torcida, que havia o vaiado em jogos anteriores.

Reservas

#46 - Ernani [7,0] - Não entrou tão bem quanto nos últimos jogos. Apesar de ser volante-lateral, foi colocado como terceiro homem de meio-de-campo e não conseguiu apresentar um bom futebol. Porém, ajudou na marcação liberando mais os meias.

#17 - Magno [7,5] - Deu assistência para o terceiro gol, de Élton, e mostrou que pode ser útil.

#31 - Alan Kardec [6,5] - Teve pouco tempo para atuar e neste pouco tempo, nada fez.

**Destaque
*Decepção

PRÓXIMO JOGO

Vila Nova x Vasco

Campeonato Brasileiro Série B
Data: 14/07/2009
Hora: 21h
Local: Serra Dourada-GO
Transmissão: Sportv

Problemas:

#3 Gian (voltando de lesão), #10 Jéferson (lesão), #11 Pimpão (voltando de lesão), #19 Carlos Alberto (suspenso), #33 Ramon (suspenso) e #50 Tiago (voltando de lesão).

Voltas:

#2 Paulo Sérgio (suspensão), #4 Fernando (lesão), #5 Amaral (suspensão).

É hora de embalar no campeonato. E para embalar, só a vitória interessa diante do Vila Nova, que não faz boa campanha na Série B. Porém, o jogo contra o Vasco é o ápice de todos os times na segundona de 2009, e isso faz com que os goianos tenham uma motivação a mais para vencer o Gigante da Colina. Com humildade, muito trabalho e determinação, busquemos a vitória em terras desconhecidas.

O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário