quinta-feira, 14 de maio de 2009

VASCÃO GOLEIRA VITÓRIA-BA E PRATICAMENTE GARANTE CLASSIFICAÇÃO: 4 A 0

O time do Vasco bateu o Vitória-BA pelo primeiro jogo das quartas-de-final da Copa do Brasil 2009. Com gols de Carlos Alberto, Élton, Paulo Sérgio e Nilton, os últimos dois de falta, o Cruzmaltino praticamente selou a classificação.

O JOGO

O jogo começou muito disputado no meio-campo. Muita correria por parte dos dois times. O Vasco buscava a vitória, o time baiano tentava beliscar um gol em São Januário para resolver a parada em Salvador, no Barradão. O técnico do Vitória, Paulo César Carpegiani, apostou numa formação ofensiva. Neto Baiano e Apodi faziam a frente e seguravam a bola para as chegadas de Ramon, Jackson e Bida, o último um pouco menos por estar jogando na ala direita quando marcava. Luciano Almeida, ala pela esquerda, não saía para o jogo e segurava Paulo Sérgio ali atrás. Carlos Alberto e Ramires iam à caça dos maestros do Vasco, Léo Lima e o chará de São Januário, também Carlos Alberto. Tal tática parecia difícil de dar dado certo. E foi o que aconteceu. Carpegiani agora sabe que contra o Vasco, em São Januário, não se brinca.

O meio-campo foi dominado pelo Vasco e aí o gol foi apenas consequência. É certo que Luciano Almeida contribuiu muito para que saíssemos na frente, porém, o tento sairia um hora ou outra. Numa falta batida por Nilton, a bola sobrou nos pés do camisa 6 que tocou para Carlos Alberto que, com muita calma, anotou o primeiro. O segundo foi semelhante. Após escanteio, o bate-rebate na área fez com que a bola sobrasse limpa para Élton marcar o segundo gol do Vasco. O camisa 9 agora é artilheiro isolado do Gigante na temporada.

O primeiro tempo acabou e o sentimento de "já está bom" assolava o coração dos vascaínos. Porém, a proposta mais uma vez diferente do Vitória, fez com que o Vasco tomasse conta da partida. O time baiano deveria esperar o Vasco e sair rápido nos contra-ataques. E fez o contrário. Foi para cima e cedeu os contra-golpes ao time de São Januário. A expulsão de Luciano Almeida foi justíssima. Mão na bola? É falta e expulsão. E falta foi o ponto forte do Vasco nesta quarta-feira. No lance da expulsão, o gol de Paulo Sérgio, de falta. Minutos depois, o Canhão da Colina, Nilton, anotou o quarto e derradeiro gol para o time da cruz de malta.

Classificação praticamente garantida. Mas esse discurso só será aceito entre os torcedores. Os jogadores, embora já saibam que a vaga já esteja praticamente assegurada, manterão o discurso de ter atenção com o jogo da volta. E que venha Corinthians, de Ronaldo, ou Fluminense, de Fred.

AVALIAÇÕES

#1 - Fernando Prass [8,0] - Ótima atuação com defesas importantes. Saía nas bolas aéreas, não tão bem, mas saía.

#2 - Paulo Sérgio [8,5] - Mais uma boa atuação do nosso lateral-direito. Paulo Sérgio fez o seu segundo gol na temporada, o segundo de falta.

#28 - Vílson [8,0] - Boa atuação do zagueiro que não vem dando brechas para Leonardo.

#3 - Gian [7,5] - Jogou razoavelmente bem o zagueiro Gian. Não comprometeu.

#33 - Ramon [7,5] - Mostrou muita disposição na hora de correr. Deve soltar mais a bola quando está no ataque. A ansiedade de marcar o primeiro gol é grande.

#5 - Amaral [7,5] - Boa partida de Amaral que não vacilou na marcação.

#6 - Nilton [8,0] - Bela volta ao time titular do volante. Grudou em Ramon e não deixou o ex-cruzmaltino armar para a equipe do Vitória. Além do mais, fez o quarto gol com um canhão no ângulo direito de Viáfara, o da meia.

#27 - Léo Lima [7,5] - Boa atuação do camisa 27. Marcou, organizou, criou e lançou. Deu a assistência, por mais que "quase sem querer", para o gol de Élton.

#19 - Carlos Alberto** [8,5] - Ótima atuação do capitão. Chamou o jogo e a responsabilidade para si. Marcou o primeiro gol, com muita tranquilidade, que abriu a porteira para os três outros que viriam.

#11 - Pimpão [7,0] - Correu bastante. Não faltou esforço. Atuação razoável, sem grandes momentos.

#9 - Élton [7,5] - Ratificou o oportunismo ao marcar o segundo gol. Boa atuação.

Reservas

#7 - Alex Teixeira [7,0] - Tentou fazer alguma coisa no pouco tempo que esteve em campo. Sem muito sucesso.

#29 - Faioli [7,0] - Visivilmente sem ritmo nenhum de jogo. A bola pipocou nos seus pés que não deram chance para que o jogador de novo contrato mostrasse seu potencial.

#31 - Alan Kardec* [6,5] - Toma a menor nota por ter sido o único a perder uma chance clara de gol. Porém, correu muito. É o espírito da equipe.

#12.677 - Torcida do Vascão [10] - Nota 10 mais uma vez para a torcida do Vasco que deu show em São Januário. Hoje pode-se dizer que o Vasco joga com um "jogador" à mais em casa e isso graças aos guerreiros que comparecem, sempre apoiando nossa instituição. Parabéns mais uma vez torcida cruzmaltina!

**Destaque
*Decepção

PRÓXIMO JOGO

Ceará x Vasco

Ceará x Vasco - Campeonato Brasileiro Série B
Data: 16/05/2009
Hora: 16h
Local: Castelão
Transmissão: RedeTV

Problemas

#4 - Fernando
#10 - Jéferson
#50 - Tiago

Agora é dar prosseguimento na Série B, buscar mais três importantíssimos pontos fora de casa e depois voltar à Copa do Brasil, no Barradão, em busca da confirmação da classificação.

O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário