sexta-feira, 8 de maio de 2009

Histórico recente preocupa quanto à decisões de vaga longe de São Januário

O sorteio da CBF desta quinta-feira não foi bondoso para o Vasco. Não foi se você é um dos que concorda que o segundo jogo em casa é melhor. E é o que eu penso. A chance de reverter um placar ou de aumentá-lo quando se joga em casa é maior. Ainda mais se tratando do Vasco e seu Caldeirão. São Januário mostrou nos últimos dois anos que é possível virar o jogo quando o Cruzmaltino joga diante de sua torcida. Lembremos então de dois jogos marcantes nos últimos dois anos em São Januário.

Vasco x Lanús - Copa Sul-Americana 2007

1° jogo - 19/09/2007 - Lanús 2x0 Vasco
2° jogo - 26/09/2007 - Vasco 3x0 Lanús

O Vasco tinha perdido o primeiro jogo fora de casa para o Lanús, na Argentina, e teria que virar o jogo em São Januário. A tarefa não foi das mais fáceis. Leandro Amaral marcou o primeiro ainda no primeiro tempo e, no segundo, lá pro fim do jogo, Wágner Diniz fez o segundo após tabela com o mesmo atacante. Minutos depois, a redenção. Bola na área que sobrou nos pés de Leandro Amaral que tocou, devagarzinho, para o fundo das redes. Vasco classificado para as quartas-de-final da Sul-Americana, onde perderia para o América do México por 2 a 0 fora e venceria por 1 a 0 em casa, sendo insuficiente para a sequência na competição.


Vasco x Sport - Copa do Brasil 2008

1° jogo - 22/05/2008 - Sport 2x0 Vasco
2° jogo - 29/05/2008 - Vasco 2x0 Sport

Na semi-final da Copa do Brasil de 2008 o Vasco encarou a então sensação e o que viria a ser campeão da competição, Sport. No primeiro jogo, fora de casa, derrota por 2 a 0. Mas a nação cruzmaltina sabia que poderia contar com o Caldeirão para reverter o resultado. E foi o que aconteceu. Leandro Amaral marcou o primeiro e Edmundo o segundo, nos minutos finais, levando a partida para os pênaltis. Uma "virada" e tanto, com direito a delírio dos torcedores que presenciaram o jogo. Infelizmente o Vasco foi desclassificado minutos depois, nos pênaltis.


Porém, o Vasco fará o segundo jogo fora de casa, e nessa hora o Vasco peca. Os últimos confrontos deste tipo nos mostram isso. Contra o Icasa-CE o Vasco não soube fazer o resultado ideal dentro de São Januário e teve de decidir fora de seus domínios.

O Sou mais Vasco da Gama! abriu as gavetas do arquivo virtual do Vasco na internet com a ajuda do site Netvasco, e traz os dois últimos confrontos onde o Vasco teve de decidir fora de casa e não se deu bem. Confira:

Vasco x Boca Juniors - Libertadores 2001

1° jogo - 23/05/2001 - Vasco 0x1 Boca Juniors
2° jogo - 30/05/2001 - Boca Juniors 3x0 Vasco

O Vasco não fez o dever de casa, perdeu para o Boca em São Januário e não resistiu à La Bombonera.


Vasco x São Paulo - Copa do Brasil 2002

1° jogo - 10/04/2002 - Vasco 1x0 São Paulo
2° jogo - 17/04/2002 - São Paulo 4x0 Vasco

O Vasco até fez o dever de casa, mas não da maneira ideal. Um placar magro não garante nada para o segundo jogo e o São Paulo de Kaká, que jogou a primeira partida em São Januário (foto), goleou e passou para a próxima fase da Copa do Brasil 2002.


O Vasco decidirá a vaga na semi-final da Copa do Brasil 2009 fora de casa, contra o Vitória, e terá de fazer um bom placar em São Januário para poder garantir um jogo mais tranquilo no Barradão. Reverter um placar contra o Icasa-CE é muito diferente do que reverter contra os baianos. Por isso, olho aberto.

No último confronto entre Vasco e Vitória, no fatídico 07/12/2008, o time de Salvador terminou de rebaixar o Vasco. Deixemos tal curiosidade de lado e pensemos então, na Copa do Brasil 2009. A visão é mais nítida, menos embaraçosa e mais esperançosa.

O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!

Um comentário: