segunda-feira, 16 de março de 2009

Vasco vence mas não convence II: 1 a 0 no Boavista

O Vasco venceu o Boavista, no Bacaxá, em Saquarema, neste domingo e chegou aos 9 pontos na Taça Rio, tornando-se o líder, pelo saldo de gols (3 a mais que o Fluminense) do seu grupo. Em uma partida monótona, com um time cansado porcausa do clássico e um Boavista querendo fazer história, o Vasco jogou para o gasto e mostrou que a fase é boa. Mesmo jogando mal, o time vence. Em 2008 cansei de ver o time jogar razoavelmente bem e perder. A frase "A fase é boa" se caracteriza no gol de Fernando, que marcou o primeiro pelo clube.

O JOGO

O Vasco começou recuado, deixando o Boavista jogar. Eu imaginava uma tática de segurar lá atrás e sair para o contra-ataque. E foi o que aconteceu, pelo menos no começo do jogo. O time teve duas chances de abrir o marcador com Élton, que na primeira bateu bem e o goleiro pegou e na segunda bateu fraco nas mãos do arqueiro do Boavista. E foi só.

A partir dali o Vasco se segurou lá atrás e errou muitos passes quando tentava sair com a bola. Tiago salvou por duas vezes o cruzmaltino de sair perdendo, com defesas dignas de goleiro de seleção. O primeiro tempo foi assustador. Talvez deva-se ao forte esforço físico de quinta-feira, quando atuou boa parte do segundo tempo com um a menos.

No segundo tempo, Dorival Júnior voltou com o mesmo time, como sempre. E viu que uma mudanaça na equipe era inevitável. O Boavista voltou marcando em cima e aproveitando bem as bobeadas do setor defensivo. Foi aí que Faioli entrou, puxando a marcação da zaga do time de Saquarema, tentou, pela direita, fazer o time andar. Sem sucesso. O técnico cruzmaltino mexeu onde tinha de mexer: no meio-de-campo. Em um dos poucos momentos lúcidos de Carlos Alberto, sofreu uma falta na intermediária do Boavista, que resultou no gol de Fernando após belo cruzamento de Paulo Sérgio.

As entradas de Léo Lima no lugar de Jéferson e a de Souza no lugar de Mateus deram mais consistência ao meio, que, aí sim, conseguiu fazer o que tinha proposto Dorival: marcar e sair para o contra-ataque. Mas aí não havia tempo para mais nada, o Vasco segurou o placar e levou os 3 pontos para casa.

Avaliações

#50 - Tiago** [9,0] - Duas defesas importantíssimas. Confirmou a ótima fase.

#2 - Paulo Sérgio [7,0] - Correu bastante e deu a assistência para o gol de Fernando.

#13 - Titi [5,0] - No começo do segundo tempo se esforçou para entregar o ouro, mas não conseguiu. Fora isso (que foi o que lhe fez obter tal nota) jogou razoavelmente bem.

#4 - Fernando [7,0] - Jogou bem, saiu jogando e até desarmou. Fez o gol dos três pontos.

#33 - Ramon* [5,0] - Errou muitos passes. Precisa ser um pouco menos afobado.

#5 - Amaral [6,0] - Marcou bem e não comprometeu. Saiu jogando, e bem, várias vezes.

#16 - Mateus [5,5] - Marcou bem no início. Depois que cansou caiu de produção tão drasticamente que forçou a estreia de Souza na temporada.

#10 - Jéferson [5,5] - Tentou jogar no começo do primeiro tempo, mas com o avanço do Boavista se viu obrigado a voltar para ajudar na marcação. Função que desempenhou bem.

#19 - Carlos Alberto [6,0] - Não foi brilhante como no clássico, mas procurou o jogo. Sofrou a falta que originou o gol, uma das únicas marcadas pelo árbitro em cima do meia.

#11 - Pimpão [5,5] - Correu, se esforçou, mas a bola não chegou.

#9 - Élton [6,0] - Teve duas chances e não se acanhou quando colocado sob pressão.

Reservas

#29 - Faioli [6,5] - Procurou o jogo quando entrou, trouxe movimentação no ataque principalmente pelo lado direito.

#27 - Léo Lima [6,0] - Entrou para revigorar o sistema de "marca e sai pra jogar" do Vasco que vinha mal abastecido por Jéferson. Conseguiu.

#14 - Souza [6,0] - Entrou "para quebrar um galho", sua estreia não estava prevista, garanto. Cobrou dois escanteios muito bem no final do jogo.

**Destaque

*Decepção


Arbitragem

Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ)
Auxiliares: Marco Aurelio dos Santos Pessanha (RJ) e José Carlos Batista de Arruda (RJ)


O trio de arbitragem no jogo entre Vasco e Boavista errou bastante, mas não comprometeu o resultado do jogo. O bandeira pelo lado direito, Marco Aurelio dos Santos Pessanha errou alguns lances visíveis e até discutiu com jogadores. O ápice do fraco desempenho foi não ter marcado uma falta fácil, na sua frente, enquanto o Felipe Gomes da Silva, que corria no meio-de-campo, apontou com certeza a infração. Sobrou para o bandeira que foi criticado na TV.

Próximo jogo

Jogo: Vasco x Flamengo
Data: 22.03.09
Hora: 18h10
Local: Maracanã

Problemas

#8 - Fernandinho - Machucado
#23 - Fagner - Voltando de lesão

O clássico agora é o mais importante do ano, o único contra o maior rival. E nele, esse time mostrará a sua cara. Os jogadores sabem que no Vasco x Flamengo quem se dá bem é ovacionado, e querem. Muitos tentaram, poucos conseguiram.

Está na hora do real teste do time. E ele tem dia e horário marcados.

O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário