terça-feira, 25 de novembro de 2008

Onde colocaram nossas faixas?

O Vasco lançou hoje, em parceria com a mais nova fornecedora de materiais esportivos, o seu novo uniforme para 2009. O modelo deverá ser usado a partir do dia 03.01, quando o Vasco estréia na Copa SP de Juniores. A camisa não agradou a torcida mas parece ter deixado os dirigentes da atual administração boquiabertos.

O uniforme deixa de lado toda a tradição de um clube centenário. Ao eliminar a faixa preta na camisa branca e a faixa branca na camisa preta, a Champs perde a força de uma das camisas mais fortes do Brasil. Camisa preta sem faixa branca não é do Vasco. Camisa branca sem faixa preta muito menos, tendo em vista que o Vasco estreou seu uniforme com faixas diagonais com a camisa branca acompanhada da tradicionalíssima faixa preta.

Falando sobre o começo da faixa, vamos esclarecer. O remo do Vasco já utilizava a camisa preta com faixas diagonais brancas e a cruz de malta ao peito. O futebol usava camisa preta com punhos da manga em branco e cruz de malta também no peito (Camisas negras). Em 1938, contra o Bonsucesso, em São Januário, o Vasco utilizou pela primeira vez a camisa branca e faixa preta. Pela baixa aceitação a camisa foi aposentada provisoriamente até o ano de 1940, quando voltou com força total.



A camisa feita pela Champs foge às características do Vasco. Além da confusão das faixas, outro item que está sendo muito discutido é a questão das estrelas, que, agora, não estarão mais presentes a cima da cruz de malta. Elas estarão na nuca. Lugar inoportuno para exibir as glórias de um clube, não? O certo é ter as glórias estampadas no peito, ter visibilidade para que os vizinhos reconheçam a força do Club de Regatas Vasco da Gama. Além da troca do lugar, teremos também a troca do número de estrelas. De 8 para 6. Porém, não podemos fazer nada. A nossa camisa está nas mãos da “experiente” Champs e da “mais experiente ainda” diretoria do Vasco.



Confira como ficaram as camisas feitas pela Champs e aprovadas pela diretoria do Vasco:

Uniforme 1



Uniforme 2



Uma coisa é certa, o remador vascaíno que criou o uniforme do clube com as faixas deve estar se remoendo em seu caixão ao ver tais “obras de arte” apresentadas hoje. O preço da camisa (R$ 40,00) justifica sua “beleza”. Torçamos agora para que o uniforme n° 3, que será escolhido pela torcida via internet, seja um uniforme decente e que desperte o interesse dos Vascaínos. Que custe R$ 300,00, mas que seja uma “comprável”.

Só não façam uma camisa roxa, por favor!

Saudações Vascaínas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário