sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Confrontos que podem definir os rebaixados para a Série B 2009 - III

A 37ª rodada vem chegando e com ela muitas decisões. O título, os classificados para a Libertadores e os rebaixados podem ser definidos à uma rodada do fim do Campeonato Brasileiro. Palpites estão aí embaixo, porém, este campeonato não foi muito empolgador paras os palpiteiros de plantão, além dos vários jogos-surpresa, times que não prometiam chegar estão aí.

Ipatinga (20°) x Grêmio (2°) – Ipatingão – 30.11.08

O virtualmente rebaixado Ipatinga precisa de uma combinação de resultados muito pouco provável. Se vencer as duas, precisa torcer para os times que estão à sua frente não pontuarem nenhuma vez, além disso, precisa passar pelo vice-líder Grêmio. Apesar de jogar dentro de casa o time mineiro tem tudo para decretar o seu descenso já no próximo domingo.

Palpite: Grêmio

Náutico (16°) x Atlético-PR (15°) – Aflitos – 30.11.08

Esse é o jogo chave para definir qual dos dois será rebaixado, ou não. Quem vencer está na boa, caso o Náutico vença, chega aos 43 pontos se livrando provisoriamente do rebaixamento, se os outros times que disputam a vaga na Série A de 2009 vencerem (Portuguesa, Vasco e Figueirense) os pontos conquistados em casa servirão para compensar a provável derrota na última rodada para o Santos na Vila Belmiro. Ou o Náutico vence ou dependerá e muito dos outros clubes para não ser rebaixado. Já o caso do Atlético-PR é um pouco, muito pouco, mais tranqüilo. O time paranaense, se vencer, chega aos 44 pontos se livrando de vez da degola, caso perder o alerta será ligado e, com 41 pontos, disputará a sua permanência em casa contra o Flamengo na última rodada. No caso de empate, os dois times se complicam. O time pernambucano somaria 41 pontos enquanto o Furacão chegaria aos 42, ainda com chance de rebaixamento. O Náutico vem mostrando força nas últimas rodadas quando joga dentro de casa, já o Atlético-PR fora, depois de aprontar para cima de Vasco, Figueirense e Botafogo, pode surpreender.

Palpite: Empate

Botafogo (9°) x Figueirense (17°) – Engenhão – 30.11.08

O time de Santa Catarina precisa vencer se quiser continuar sonhando com a permanência na Série A. Uma derrota neste domingo para o Botafogo seria o ultimato para o descenso. Porém, vencer o Botafogo no Engenhão não é assim simples, ainda mais com os boatos de “mala branca” que estão rolando por aí. O Figueirense tem uma campanha que não é das melhores fora de casa. Foram apenas 3 vitórias em 18 jogos disputados. A necessidade de vencer e o novo treinador à frente do time trazem ao Figueirense um ânimo maior para a partida, já o time carioca, que está com a vaga para a Sul-Americana assegurada, não depende do resultado.

Palpite: Empate

São Paulo (1°) x Fluminense (14°) – Morumbi – 30.11.08

O Fluminense está “à dois passos do “paraíso””, porém, duas derrotas podem levar o time ao rebaixamento. A derrota para o São Paulo está nas contas de René, mas o último jogo no Maracanã, contra o Ipatinga, é contado como certo na calculadora tricolor e o Fluminense deve chegar aos 46 pontos ao final do campeonato. No jogo deste domingo o São Paulo, se vencer, conquista o tri-campeonato Brasileiro e não vê muitas dificuldades em vencer o Tricolor.

Palpite: São Paulo

Portuguesa (19°) x Sport (11°) – Canindé – 30.11.08

A Portuguesa respira por aparelhos. Só duas vitórias interessam o clube de São Paulo. Neste domingo, contra o Sport, a tarefa será menos difícil do que o jogo da última rodada, contra o Cruzeiro, no Mineirão. O Sport, como já foi dito aqui, está com a cabeça em 2009, na Libertadores e não deve considerar esse jogo, que para a Lusa é de vida ou morte, como um importante. A Portuguesa deve vencer o Sport, que demonstrou total interessa ao perder por 3x0 para o lanterna Ipatinga.

Palpite: Portuguesa

Coritiba (6°) x Vasco (18°) – Couto Pereira – 30.11.08 (foto)

O Coxa está com a sua vaga na Sul-Americana garantida. Porém, os time não demonstrou interesse no campeonato ao golear o Santos por 5x1 no último jogo, que por sinal, também foi no Couto. O time do Vasco fora de casa venceu apenas duas vezes no campeonato, a Lusa e o Goiás. Porém, o time de São Januário, necessitando da vitória, vai tentar a vitória que é o único resultado que realmente interessa para a briga contra o rebaixamento. Se não vencer, o Vasco estará assinando o seu rebaixamento. Se a derrota se confirmar, a única combinação de resultados que poderá dar esperança ao time da Colina na última rodada seria: Náutico perder para o Atlético-PR nos Aflitos e o Figueirense perder ou empatar com o Botafogo no Rio. A situação ficaria assim: Náutico com 40 pontos enfrentando o Santos na Vila na última rodada e o Vasco, com 37 pontos, fará em casa a sua decisão contra o Vitória apostando na vitória do Santos para se manter na primeira divisão. Isso se o Figueirense não atrapalhar os caminhos cruzmaltinos, mas o time de SC não mostra força suficiente para bater Botafogo e Inter nas duas últimas rodadas. Se o empate acontecer em Curitiba, o Bacalhau dependerá ainda da vitória na última rodada, mas poderá contar com o empate do Náutico com o Santos e com a vitória do Figueirense sobre o Inter, caso perca para o Botafogo. O caminho é árduo, os caminhos são muitos, promete ser difícil, a esperança acabou, restam apenas resquícios, mas o tradição e a camisa do Vasco podem levar o time a conseguir uma virada histórica, mas que beira o impossível. A rodada deste domingo decidirá o futuro de muitos clubes, é esperar para ver.

Palpite: Empate

Confira como ficaria a classificação com os resultados acima:



Saudações Vascaínas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário