domingo, 16 de agosto de 2009

VASCÃO VENCE A LUSA EM SP: 3 A 1

O Vasco virou para cima da Portuguesa, em São Paulo, neste sábado, com gols de Gian, Adriano e Élton e já acumula 36 pontos na Série B ao lado do Atlético-GO, que é líder apenas pelo número de vitórias. Segura!

O JOGO

Não pude acompanhar o jogo neste sábado, por isso, vou me basear no que dizem os jornais Lance e Jornal dos Sports para fundamentar as avaliações bem como explicar o jogo de ontem.

Uma vitória fora de casa contra um adversário direto na luta pelo acesso à Série A. O resultado não poderia ser melhor para o Vasco, que continua na vice-liderança, na cola do líder Atlético-GO. A virada foi construída no segundo tempo, num jogo em que o Vasco passou por um apagão.

Um primeiro tempo apático. Com um buraco pelo lado esquerdo da defesa, a equipe de Dorival Júnior ficou vulnerável às investidas pelos flancos do ataque da Portuguesa. Com um meio de campo pouco criativo, o time vascaíno só ameaçou nos lances de bola parada. E logo aos 4 minutos, Preto tocou para Dinei, livre dentro da área, mandar a bola no canto: Lusa 1 a 0.

Com a vantagem, a equipe paulista diminuiu o ritmo e o Vasco conseguiu equilibrar a partida, mas sem muita criatividade. As únicas chances vieram através de Gian, em cobrança de falta e em uma cabeçada, ambas bem defendidas pelo goleiro Fábio. Mas Héverton feza Lusa ameaçar novamente a meta vascaína. Em uma linda jogada pela direita, o meia deu drible por entre as pernas de Mateus e tocou para Dinei carimbar o travessão. Logo depois, o mesmo Héverton emendou de letra, obrigando Fernando Prass se esticar todo para impedir o gol. No último minuto, a bola sobrou para Élton, de primeira, mandar para fora.

O segundo tempo começou e o Vasco continuou perdido em campo. Mas aos 11 minutos, o panorama começou a mudar: Carlos Alberto cruzou e Gian empatou o jogo. O Vasco se animou e logo depois do gol, Ygor fez dura falta e foi expulso. Mas, em seguida, Ernani fez falta infantil e também foi para o chuveiro.

O jogo ficou aberto com o time da casa comandando as aç~çoes e o Vasco tentando jogar nos conra-ataques. Adriano lutava sozinho contra a defesa da Portuguesa. Edno teve grande chance ao driblar o goleiro, mas chutou em cima de Vílson. O técnico Dorival Júnior fechou o time na defesa e o Vasco passou apenas a se defender na base do chutão para frente. Mas, aos 37 minutos, Élton chutou cruzado e Adriano, oportunista, só empurrou para as redes.

No final do jogo, o Vasco jogou como equipe grande e aproveitou-se do nervosismo da Lusa, tocando a bola com inteligência. A Portuguesa entrou em desespero nos minutos finais, o zagueiro Tiago Gomes levou cartão vermelho, e Preto fez pênalti em Enrico e também foi expulso. Na cobrança, Élton fechou o placar.

AVALIAÇÕES

#1 - Fernando Prass [8,0] - Mais uma atuação segura. A cada dia que passa, se consolida como peça importantíssima no time cruzmaltino.

#16 - Mateus [6,0] - Improvisado na lateral-dieita, foi envolvido durante a maior parte da partida.

#28 - Vílson [7,5] - Salvou uma bola em cima da linha evitando o segundo gol da Lusa.

#3 - Gian [7,75] - Bons chutes nas cobranças de falta e ótimo posicionamento na cabeçada para o gol de empate.

#46 - Ernani [5,5] - Com dois minutos de jogo já havia levado um cartão amarelo. Insistiu na tática de faltas e foi expulso.

#6 - Nilton [7,0] - Longe de seus melhores dias com a camisa do Vasco.

#14 - Souza [7,5] - Apesar de não aparecer muito, cumpriu sua função na marcação.

#20 - Enrico [7,5] - Sumido boa parte do jogo, apareceu no fim e ainda sofreu o pênalti que originou o terceiro tento.

#7 - Alex Teixeira [7,5] - Cresceu de produção no segundo tempo e iniciou a jogada do segundo gol.

#19 - Carlos Alberto [7,75] - FOi sempre a principal opção ofensiva do Vasco enquanto esteve em campo. Teve que conviver com as faltas seguidas dos zagueiros adversários.

#9 - Élton [7,5] - Prendeu os zagueiros e abriu espaços para os companheiros. Marcou o terceiro em cobrança de pênalti.

Reservas

#39 - Adriano** [8,0] - Entrou e deu mobilidade ao ataque. Sofreu a falta que resultou no gol do zagueiro Gian e marcou o da virada.

#5 - Amaral [7,5] - Reforçou a marcaçãço vascaína no segundo tempo, liberando mais os meias para criaçãço.

#48 - Rafael Morisco [7,0] - Discreto, ajudou o time no que foi possível.

PRÓXIMO JOGO

Vasco x Ipatinga

Vasco x Ipatinga - Série B 2009
Local: Maracança
Data: 22/08/2009
Hora: 16h10
Transmissão: PFC

O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

Saudações Vascaínas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário