quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Confrontos que podem definir os rebaixados para a Série B 2009

35ª Rodada

Atlético-MG (12°) 4x1 Vasco (15°) – 12.11.08 - Mineirão

Mesmo com o Vasco em ascensão, o Galo venceu e sacramentou sua vaga na Série A em 2009.

Fluminense (16°) x Portuguesa (18°) – 15.11.08 - Maracanã

Como mandante o Fluminense já atuou 17 vezes, com 6 vitórias, 5 empates e 6 derrotas. Porém não tem um ataque, nem defesa tão efetivos. É o 13° ataque da competição enquanto a defesa amarga a 9ª colocação. Já a Portuguesa como convidada, atuou 17 vezes e conquistou apenas 1 vitória, 3 empates e 13 derrotas. É o 12° melhor ataque do Brasileirão e sua defesa é a 3ª que mais sofreu gols. Porém, a Lusa vem numa crescente no campeonato depois de empatar com o Flamengo, no mesmo Maracanã do próximo jogo, e perdeu para o São Paulo no Canindé, sem dar facilidades ao time da capital. No primeiro turno a Lusa bateu o Flu por 3x1, porém a necessidade de vitória do Tricolor e a zaga pouco confiável da Portuguesa, além de seus pouquíssimos resultados expressivos fora de São Paulo, nos levam a crer que o Fluminense leva a melhor.

Palpite: Fluminense

Náutico (17°) x Cruzeiro (3°) – 15.11.08 – Aflitos

O Náutico quando joga nos Aflitos não tem mostrado a mesma força de outros anos. O Capibaribe conquistou apenas 7 vitórias, dos 17 jogos em casa, além de 5 empates e das 5 derrotas. O time do Recife tem o 2° pior ataque do Campeonato, que marcou até hoje apenas 34 gols em 34 rodadas, média de 1 gol por jogo. A defesa do Náutico também não é das melhores, tendo sofrido 47 gols até a 34ª rodada. Já o Cruzeiro é o melhor time do Brasileirão quando se fala em número de vitórias fora de casa. São 6 vitórias, 2 empates e apenas 9 derrotas. 20 pontos conquistados longe do Mineirão dão ao Cruzeiro um certo favoritismo, ainda mais quando se sabe que os mineiros tem a 3ª melhor zaga da competição. O ataque azul não é um dos melhores, mas com 50 gols marcados tem a confiança do treinador, que aposta em Tiago Ribeiro, mesmo tendo marcado apenas 1 gol em 6 partidas disputadas. O gol citado foi marcado na vitória, fora de casa inclusieve, sobre o Figueirense em Florianópolis, por 4x3.

Palpite: Cruzeiro

Ipatinga (20°) x Sport (11°) – 15.11.08 – Ipatingão

O lanterna Ipatinga luta com “ajuda dos aparelhos” para sobreviver no Campeonato Brasileiro. Com 31 pontos, o time de Minas precisa, nada mais nada menos, do que 3 vitórias e 1 empate para pensar em não ser rebaixado. O jogo contra o Sport pode marcar, ou não, uma reação do calouro mineiro. O Sport, já com a cabeça na Libertadores de 2009, não tem complicado muito a vida dos outros times. O Ipatinga com o pior ataque da competição (32 gols) e com a 4ª pior defesa tem a chance de sonhar em ficar na Série A em 2009 se vencer o Sport em casa. Em casa, o Tigre não tem uma boa campanha, faz um trabalho razoável quando joga junto a sua pequena torcida. São 8 vitórias, 3 empates e 6 derrotas no Ipatingão. Já o Sport, com o 4° pior ataque, porém com uma defesa sólida, venceu apenas 3 vezes como visitante, empatou 3 e amargou 11 derrotas. O Ipatinga precisa vencer para sobreviver, o Sport precisa apenas jogar, cumprir tabela, afinal, 2009 “ta aí”.

Palpite: Ipatinga

São Paulo (1°) x Figueirense (19°) – 16.11.08 – Morumbi

Favoritíssimo, o São Paulo joga em casa em busca do Hexa. Com uma campanha invejável dentro de casa, o time paulista conquistou 13 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota, na primeira rodada, contra o atual vice-líder, Grêmio, por 1x0, gol marcado pelo zagueiro Pereira. Melhor ataque da competição com 65 gols marcados, e a segunda melhor zaga, que sofreu apenas 33 gols em 34 jogos. Porém o time catarinense não tem uma campanha tão desastrosa quanto parece fora de casa, são 3 vitórias e 6 empates, somando 15 pontos fora do Scarpelli, 5 a menos que o líder dos “fora de casa”, Cruzeiro, com 20. Além disso, são 8 derrotas. Com a segunda pior defesa do campeonato, tomando em media 2 gols por partida, o Figueirense não mostra força para segurar o embalado São Paulo.

Palpite: São Paulo

Atlético-PR (14°) x Vitória (10°) – 16.11.08 – Arena da Baixada

O Atlético como mandante venceu 8 vezes, empatou 6 e perdeu apenas 3, porém, tem o 3° pior ataque com apenas 35 gols marcados, tendo como artilheiro o volante Alan Bahia. É o terceiro time que menos finaliza, mostrando com isso, a falta de capacidade para armar jogadas. Portanto, a maioria dos gols marcados pelo Furacão são de bolas paradas, nada mais nada menos do que 67% dos tentos. O Vitória fora de casa venceu apenas 3 vezes, uma delas contra o forte Flamengo, no Maracanã, com dois gols de Dinei. Além disso, são 2 empates e 12 derrotas. Com defesa e ataque equilibrados, o Vitória não mostra muita força atacando e nem capacidade de defender com perfeição. O time baiano tem a 15° melhor ataque e a 8° pior defesa. A necessidade de vitória do Rubro-negro de Curitiba me leva a pensar que o Atlético-PR leva essa.

Palpite: Atlético-PR

Santos (13°) x Internacional (6°) – 16.11.08 – Vila Belmiro

Como mandante o Santos não tem um bom retrospecto nesse Brasileirão, são 8 vitórias, 5 empates e 4 derrotas. Com um ataque pouco eficiente, porém com o artilheiro da competição, Kleber Pereira, o Santos tenta vencer para se livrar do fantasma do rebaixamento que voltou a assombrar o clube depois da derrota para o Vasco. São 42 gols marcados em 34 rodadas, sendo 21 deles anotados por Kleber. Dos 21 marcados pelo atacante alvinegro, 19 foram dentro da Vila Belmiro. Já o Internacional, com a cabeça na Copa Sul-Americana, joga com o time reserva dando mais chances para o Santos. A única maneira de analisar o time reserva colorado é olhar para o último jogo, contra o Ipatinga, no Beira Rio, onde o time gaúcho venceu por 4x0. O Santos precisa vencer e o Inter está tranqüilo na tabela.

Palpite: Santos

Confira como ficaria a classificação com a suposição de resultados feita acima:


Nenhum comentário:

Postar um comentário